Desvendando a próxima fronteira da educação: a convergência entre Inteligência Artificial e Aprendizagem Significativa

11 de maio de 2023

Evento realizado no campus Caçapava do Sul da Unipampa

Subcomissão de Formação Docente

A revolução da educação através do uso da inteligência artificial tem se tornado cada vez mais frequente em nosso cotidiano, sendo capaz de auxiliar no modo como aprendemos e personalizar o ensino e a aprendizagem significativa de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Contudo, é necessário um conhecimento sólido sobre a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel para que o uso da inteligência artificial seja efetivo. Conforme Ausubel, para promover a compreensão profunda e duradoura, são necessários:

• Conhecimentos prévios sobre o material em estudo;

• Predisposição por parte do estudante;

• Capacidade de elaborar percepção própria;

• Criar significado lógico e coerente para o conteúdo em estudo.

Desse modo, foram abordados métodos para elaborar um ambiente de aprendizagem eficiente e personalizado, de forma a auxiliar o aluno a desenvolver sua aprendizagem, em um domínio psicológico.