PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 15

2º Relato de Experiência em Alfabetização através das mídias digitais

O Subprojeto Alfabetização, na última quarta-feira (19/05), às 16h, contou com a presença da Prof.ª Dr.ª Darlise Nunes Ferreira, docente do Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas, de Jaguarão/RS, para realizar um relato de experiência sobre a alfabetização no ensino remoto. A professora Darlise iniciou comentando sobre os desafios de ministrar aulas através de ferramentas digitais. Relatou que os professores da rede estadual passaram por uma formação continuada para planejar aulas através de mídias digitais e que tais formações a prepararam para atuar em ambiente virtual. Foi apresentada uma sequência didática partindo-se de uma canção ilustrada em um vídeo com imagens e palavras, o qual foi elaborado pela própria professora. Logo após,  foram apresentadas atividades de múltipla escolha no formulário Google Forms, explorando a escrita de palavras e a interpretação da música. Este relato nos permitiu identificar estratégias didáticas de alfabetização muito interessantes, tendo como princípio a ludicidade e o processo de entendimento das crianças sobre a linguagem escrita.

Início das atividades do Pibid – Unipampa 2020/2021, subprojeto Química-Física, Campus Bagé

Após colaboração no processo de elaboração e envio de proposta institucional ao MEC ao longo de 2020 e processo de seleção dos Bolsistas e Supervisores em julho de 2020, o subprojeto Química-Física do Pibid-Unipampa iniciou as atividades com encontro on-line (devido a epidemia de SARS-CoV-2) no dia 08/10/2020, com os primeiro encaminhamentos junto aos bolsistas de iniciação à docência (BID) e supervisores: Organização de portfólios; envio de material para montagem de apresentação do subprojeto na abertura institucional do projeto, que ocorreu no dia 15/10/2020; quantos aos encontros síncronos e assíncronos; criação de grupos de discussão, entre outros. Também foi realizado uma apresentação individual dos bolsistas, supervisores e coordenadores do subprojeto. O subprojeto Química-Física esteve presente na abertura institucional do projeto ocorrido em 15 de outubro de 2020, através da plataforma You-Tube. Detalhes da abertura e do projeto institucional podem ser obtidos em (https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-realiza-evento-de-abertura-dos-programas-pibid-e-residencia-pedagogica).

Subprojeto de Alfabetização desenvolve vídeos de contação de histórias com diversos tipos de técnicas.

Fonte: https://wordpress.ft.unicamp.br/ecoedu/contacao-de-historia-2/

O grupo de bolsistas do Subprojeto Alfabetização vêm desenvolvendo varias técnicas que podem auxiliar no processo de alfabetização e letramento, uma delas é a contação de histórias, que pode ocorrer de diversas formas e é uma ótima técnica para ser utilizada no ensino de maneira remota.

Cada bolsista desenvolveu dois vídeos de contação de histórias com técnicas diferentes, posteriormente estes vídeos foram encaminhados para alguns alunos que estão tendo aulas de forma remota e tivemos retornos muito positivos.

Essa é uma proposta que além de estimular o desenvolvimento das crianças de uma forma mais descontraída, com o apoio do professor, pode criar um momento divertido e especial em casa. Além disso é uma ferramenta que pode ajudar a transmitir conhecimentos e valores.

Praticadas na educação e na formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta e estimular o gosto pela leitura desde cedo. Mas ainda existem inúmeros outros benefícios que  podemos obter com a contação de histórias e  mais bacana é que, independente da idade, todos podem usufruir desses benefícios!

Utilizá-la em sala de aula permite que todos saiam ganhando. Tanto os alunos, que serão instigados a imaginar e criar muito mais, quanto os professores, que podem ministrar uma aula muito mais agradável e produtiva. Além de alcançar o objetivo pretendido: uma aprendizagem verdadeiramente significativa.

Essa atividade foi muito produtiva, estimulou a troca de conhecimentos e técnicas entre os discentes e nos apresentou novas possibilidades de trabalho a partir das tecnologias.

Abaixo estão disponíveis alguns dos vídeos de contação de histórias desenvolvidos pelos pibidianos:

Discente ALINE GONÇALVES SILVA – Vídeo 1

Discente ALINE GONÇALVES SILVA – Vídeo 2

Discente BRUNA DA SILVA OLIVEIRA – Vídeo 1

Discente BRUNA DA SILVA OLIVEIRA – Vídeo 2

Discente CRICIANE SILVA FERNANDES – Vídeo 1

Discente CRICIANE SILVA FERNANDES – Vídeo 2

Discente DAIANE CRIZEL DA COSTA – Vídeo 1

Discente DAIANE CRIZEL DA COSTA – Vídeo 2

Discente DIEGO JAMES ALMEIDA – Vídeo 1

Discente DIEGO JAMES ALMEIDA – Vídeo 2

Discente EDUARDA SILVA MACHADO – Vídeo 1

Discente EDUARDA SILVA MACHADO – Vídeo 2

Discente FERNANDA LEMOS FATTAH – Vídeo 1

Discente FERNANDA LEMOS FATTAH – Vídeo 2

Discente KELEN CAMPOS BENITO – Vídeo 1

Discente KELEN CAMPOS BENITO – Vídeo 2

Discente KELLEN BEATRIZ CARDOSO BOTELHO – Vídeo 1

Discente KELLEN BEATRIZ CARDOSO BOTELHO – Vídeo 2

Discente LARA RODRIGUES MOREIRA – Vídeo 1

Discente LARA RODRIGUES MOREIRA – Vídeo 2

Discente LOUISE FONSECA PARCIANELLO – Vídeo 1

Discente LOUISE FONSECA PARCIANILLO – Vídeo 2

Discente LUCAS SANTOS DE JESUS – Vídeo 1

Discente LUCAS SANTOS DE JESUS – Vídeo 2

Discente MARIANE BOTELHO BASTOS – Vídeo 1

Discente NATASHA RODRIGUES FERNANDES – Vídeo 1

Discente NATASHA RODRIGUES FERNANDES – Vídeo 2

Discente YARA DOS SANTOS SOUZA – Vídeo 1

Discente YARA DOS SANTOS SOUZA – Vídeo 2

2° Encontro de Gamificação com o PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins)

Ao longo do 2° Encontro de Formação para Gamificação, ocorrendo no dia 15 de maio de 2021. Os bolsistas aprenderam a manusear a plataforma Wordwall, que é muito utilizada para gamificar atividades. O professor Marcelo Alves Barreto ao longo da reunião proporcionou que  o subgrupo realizasse em conjunto alguns jogos, tornando a reunião bem dinâmica. Além disso, os bolsistas foram capacitados para o objetivo inicial de utilizar a plataforma para gamificar as sequências didáticas, que posteriormente serão aplicadas com os alunos na escola, sob mediação dos pibidianos.

Relato de experiência sobre alfabetização a partir de mídias digitais

Na última quarta-feira, dia 12 de maio, às 16h, o Subprojeto Alfabetização recebeu a professora da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS, Milena Rodrigues Rocha Bretanha,  para realizar um relato de experiência sobre a alfabetização a partir de mídias digitais. Milena apresentou várias possibilidades de tornar o ensino remoto mais didático através de jogos e outras atividades de alfabetização e matemática, que poderiam ser realizados com as crianças de forma síncrona ou mesmo podendo ser enviadas via WhatsApp. O que mais chamou a atenção dos bolsistas foi a riqueza de recursos midiáticos utilizados pela Prof.ª Milena, a qual indicou vários canais do Youtube que ensinam como elaborar as atividades digitais. Dessa forma, o processo de alfabetização pode ser desenvolvido com as crianças de forma lúdica e dinâmica.

Subprojeto de Alfabetização realiza Seminários a partir de artigos científicos

O grupo de bolsistas do Subprojeto Alfabetização, durante o mês de abril, realizou uma pesquisa  de artigos científicos em plataformas digitais acadêmicas. Cada bolsista leu e estudou acerca de um artigo diferente, para posteriormente apresentar a sistematização das ideias para todo o grupo. Tivemos então acesso ao conteúdo de 25 artigos diferentes, todos tratando sobre os temas alfabetização e letramento. Noções básicas sobre esses conceitos foram abordadas, assim como houve um aprofundamento sobre o processo de construção da escrita pela criança. Os discentes avaliariam esta atividade como muito positiva, pois para muitos foi a primeira vez que estavam fazendo uma apresentação para um grande grupo. Esta atividade proporcionou o acesso a uma diversidade de conhecimentos e discursos sobre a área da alfabetização,  mobilizando saberes e hipóteses sobre este processo.

 

 

Abaixo estão disponíveis alguns dos trabalhos apresentados pelos pibidianos:

Discente ALINE GONÇALVES SILVA

Discente BRUNA OLIVEIRA SENA

Discente CRICIANE SILVA FERNANDES

Discente CRISTIAN CARDOZO AZEVEDO

Discente DAIANE CRIZEL DA COSTA

Discente DIEGO JAMES ALMEIDA

Discente EDUARDA SILVA MACHADO

Discente FERNANDA LEMOS FATTAH

Discente GABRIELI VIEIRA PINTO

Discente JULIARA RODRIGUES SILVEIRA

Discente KELEN CAMPOS BENITO

Discente KELLEN BEATRIZ CARDOSO BOTELHO

Discente LOUISE FONSECA PARCIANELLO

Discente LUCAS SANTOS DE JESUS

Discente MARIA DA GRAÇA DUARTE MENDES

Discente MARIANE BOTELHO BASTOS

Discente NATASHA RODRIGUES FERNANDES

Discente THAYNA CANDIDO GOMES

Discente YARA DOS SANTOS SOUZA

Níveis de escrita

Subprojeto de Biologia e Ciências (Caçapava do Sul) desenvolve blogs para o Ensino de Biologia e Química

Núcleo do Pibid de Caçapava do Sul aposta na criação de Blogs para ensinar Biologia e Química na escola parceira do Programa.

A atividade de criação e implementação de dois Blogs vem sendo desenvolvida desde março de 2021 pelos Pibidianos.  Um dos repositórios servirá como recurso para as aulas de Química e o outro para as aulas de Biologia de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, na qual a supervisora leciona.

De acordo com os envolvidos, os espaços foram elaborados “com o intuito de servirem como um recurso de pesquisa, exercício, manipulação e compreensão dos conteúdos estudados durante o ano de 2021 nos Componentes de Química e Biologia do terceiro ano do Ensino Médio noturno do Instituto Estadual Dinarte Ribeiro junto a Supervisora e professora da turma Elisangela Costa” (Relato do Grupo).

Os blogs contarão com recursos diversificados, tais como: jogos, vídeos, atividades, experimentações, simuladores, mapas mentais, mapas conceituais, entre outros. Continue lendo

1° Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ORGANIZAÇÃO DA I FEIRA DE CIÊNCIAS VIRTUAL NA E.M.E.F PROFESSOR BERNARDINO TATU

Resumo: Esse relato de experiência tem como objetivo mostrar as estratégias executadas para a elaboração da Primeira Feira de Ciências Virtual da Escola Municipal Ensino Fundamental Prof. Bernardino Tatu. Esta atividade teve como finalidade integrar, interagir, e promover aprendizagem entre os alunos. Cabe destacar que a atividade foi organizada/desenvolvida pela equipe do PIBID 2020/LCN, da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito/ RS. Dentre as diversas dificuldades que poderiam surgir no decorrer da atividade, pontua-se a falta de acesso de muitos alunos participantes da feira, tendo em vista que a mesma se deu de maneira virtual, outrossim, vale ressaltar o esforço de todos os participantes para enviar em seus trabalhos de maneira virtual.  

Publicação: https://www.even3.com.br/anais/ieeafo2021/382290-relato-de-experiencia–organizacao-da-i-feira-de-ciencias-virtual-na-emef-professor-bernardino-tatu/ 

 

 

 

Subprojeto Letras Português inicia estudo sobre o documento Referencial Curricular Gaúcho

No dia 09/03/2021, o grupo do PIBID do curso de Letras Português deu início aos estudos do Referencial Curricular Gaúcho.  Você conhece ou já ouviu falar sobre este documento? Para você que não conhece, logo abaixo terá a explicação e, no final, dois materiais com slides produzidos pelos discentes para ajudar no entendimento.

O Referencial Curricular Gaúcho é um documento elaborado de acordo com as 10 competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e tem como objetivo nortear os currículos das escolas gaúchas de Ensino Médio a partir do ano de 2022.

RCG

BNCC X Referencial