Em 07/01/2021 foi realizado um encontro com a Coordenadora Institucional, profa. Ângela Hartmann com a apresentação da página Web institucional. Encontro no qual foi apresentado às atividades desenvolvidas no ano de 2020, apresentado e discutido as atividades para os meses de janeiro e fevereiro, compreendendo a redação de histórias sobre sala de aulas e estudos iniciais relacionados a análise textual discursiva (ATD). A atividade de narrativas de experiências em sala de aulas foi desenvolvida no encontro de 28/01/2021.
PIBID Letras Português inicia intervenção em sala de aula – Ensino Fundamental
Neste mês, iniciamos a tão esperada e desejada etapa do projeto: a intervenção em sala de aula. O pibidianos têm levado e desenvolvido, com os alunos da rede estadual e municipal, trabalhos sobre a variação linguística aplicados ao ensino de Língua Portuguesa. Divididos em trios, devido às questões referentes à pandemia, os graduandos estão aplicando atividades relacionadas à variação linguística regional, também conhecida como diatópica ou geográfica. Além disso, desenvolveram, nos primeiros encontros presenciais, uma pesquisa sociolinguística a fim de conhecer, com mais propriedade, a realidade linguística dos alunos. Vale frisar que, mesmo com o atraso de quase três meses da bolsa, os pibidianos seguem trabalhando e produzindo excelentes materiais para contribuir com o ensino. Confira abaixo, algumas fotos dos primeiros encontros dos acadêmicos com a sala de aula e a turma 6º B da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Emílio Luiz Mallet.
PIBID Letras Português inicia intervenção em sala de aula – Ensino Médio
Neste mês, iniciamos a tão esperada e desejada etapa do projeto: a intervenção em sala de aula. O pibidianos têm levado e desenvolvido, com os alunos da rede estadual e municipal, trabalhos sobre a variação linguística aplicados ao ensino de Língua Portuguesa. Divididos em trios, devido às questões referentes à pandemia, os graduandos estão aplicando atividades relacionadas à variação linguística regional, também conhecida como diatópica ou geográfica. Além disso, desenvolveram, nos primeiros encontros presenciais, uma pesquisa sociolinguística a fim de conhecer, com mais propriedade, a realidade linguística dos alunos. Vale frisar que, mesmo com o atraso de quase três meses da bolsa, os pibidianos seguem trabalhando e produzindo excelentes materiais para contribuir com o ensino. Confira abaixo, algumas fotos dos primeiros encontros dos acadêmicos com a sala de aula e a turma 201 da Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho.
PIBID Ciências da Natureza garante premiações na Feira de Ciências Universidade – Comunidade
Reunião Geral – PIBID Ciências da Natureza – Campus Dom Pedrito
Planejamento Pedagógico desenvolvidos pelos pibidianos do Subprojeto Alfabetização
O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, mesmo quando não colocamos em um papel, pra a execução de uma ação sempre vai existir um planejamento. Portanto, o mesmo é essencial em todos os setores da nossa vida e imprescindível na atividade docente.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
Aqui vamos deixar registrados os planejamentos realizados pelos pibidianos, alguns planejamentos têm foco nas atividades desenvolvidas de forma remota e outras em atividades para serem desenvolvidas de forma presencial, para desenvolver os planejamentos utilizamos diversos recursos, como atividades em folha, vídeos, jogos interativos e outros.
- Aline – Planejamentos Pedagógicos
- ANDRESSA PEREIRA MACHADO
- Criciane – Planejamentos Pedagógicos
- DAIANE CRIZEL DA COSTA
- Diego – Planejamentos Pedagógicos
- Eduarda – Planejamentos Pedagógicos
- ELISA SOARES PEREIRA
- FERNANDA LEMOS FATTAH
- GABRIELI VIEIRA PINTO
- Juliara – Planejamentos Pedagógicos
- Kelen C. Benito – Planejamentos Pedagógicos
- Kellen Botelho – Planejamentos Pedagógicos
- Lina – Planejamentos Pedagógicos
- Louise – Planejamentos Pedagógicos
- Lucas – Planejamentos Pedagógicos
- Maria da Graça – Planejamentos Pedagógicos
- MARIA EDUARDA MACHADO LOPES
- Maraiana – Planejamento Pedagógico
- MARIANE BOTELHO BASTOS
- NATASHA RODRIGUES FERNANDES
- THAYNA CANDIDO GOMES
- VANLEY FELIPE SOUZA BRANDÃO
- VITÓRIA ALEXIA TEIXEIRA DA CUNHA
- YARA DOS SANTOS SOUZA
Relatórios Finais dos Pibidianos, incluindo seus Planejamentos:
Aline Gonçalves Silva – Relatório Final
Andressa Machado – Relatório Final
Criciane Fernandes – Relatório Final
Diego Almeida – Relatório Final
Eduarda Machado – Relatório Final
Fernanda Fattah – Relatório Final
Elisa Pereira – Relatório Final
Gabrieli Pinto – Relatório Final
Juliara Silveira – Relatório Final
Kelen Benito – Relatório Final
Kellen Botelho – Relatório Final
Lina Porciuncula – Relatório Final
Louise Parcianello – Relatório Final
Maria da Graça Mendes – Relatório Final
Mariana Finardi – Relatório Final
Mariane Bastos – Relatório Final
Thayna Candido – Relatório Final
Google Sala de Aulas (Classroom) & LucidChart.
Subgrupo Moacyr Ramos Martins – PIBID Ciências da Natureza iniciam gradativamente atividades presenciais
A partir do dia 4 de novembro de 2021, os bolsistas do PIBID Ciências da Natureza que atuam na EMEF Moacyr Ramos Martins iniciaram atividades presenciais na escola. Este processo foi inovador e contagiante segundo alguns bolsistas, ainda neste primeiro primeiro contato presencial com os alunos, os pibidianos já aplicaram alguns experimentos e planejaram apresentações para Feira de Ciências.
Energia Elétrica
No encontro de 17/12/2020 foi trabalhado o tema energia com enfoque na Energia Elétrica no contexto econômico e social (privatizações, prós e contras) bem como questões técnicas e ambientais (diferentes formas de produzir energia elétrica). Esta atividade vai de encontro com a temática norteada pela BNCC-2018, na unidade temática Matéria e energia.
Subprojeto Alfabetização realiza grupos de estudo sobre a obra ALFALETRAR, de Magda Soares
No período entre outubro e novembro, o Subprojeto Alfabetização (Campus Jaguarão) está realizando grupos de estudo sobre a obra recente da autora Magda Soares – ALFALETRAR: toda criança pode aprender a ler e a escrever (2020). O intuito deste estudo é aprimorar o conhecimento sobre os conceitos de alfabetização e letramento e refletir sobre a sua indissociabilidade , que constituiu o termo “alfaletrar”. O capítulo 1, composto de três unidades foi dividido cada um para os grupos das três escolas-campo.
Os pibidianos já vêm desenvolvendo atividades didático-pedagógicas tendo como centro o texto para desencadear o estudo e a compreensão do sistema de escrita alfabética pelas crianças. A importância de confrontar a prática pedagógica com os estudos teóricos é imprescindível para desencadear a reflexão. E este é o movimento que se pretende desenvolver com o estudo da citada obra. Começamos na última quarta-feira (27/10) com a Unidade 1 – Aprendizagem da língua escrita do Capítulo 1 – Alfabetização e Letramento. Segue abaixo o vídeo de apresentação da unidade pelo grupo da EMEF General Antônio Sampaio: