PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 7

Encontro Institucional – Jan.2021

Em 07/01/2021 foi realizado um encontro com a Coordenadora Institucional, profa. Ângela Hartmann com a apresentação da página Web institucional. Encontro no qual foi apresentado às atividades desenvolvidas no ano de 2020, apresentado e discutido as atividades para os meses de janeiro e fevereiro, compreendendo a redação de histórias sobre sala de aulas e estudos iniciais relacionados a análise textual discursiva (ATD). A atividade de narrativas de experiências em sala de aulas foi desenvolvida no encontro de 28/01/2021.

PIBID Letras Português inicia intervenção em sala de aula – Ensino Fundamental

Neste mês, iniciamos a tão esperada e desejada etapa do projeto: a intervenção em sala de aula. O pibidianos têm levado e desenvolvido, com os alunos da rede estadual e municipal, trabalhos sobre a variação linguística aplicados ao ensino de Língua Portuguesa. Divididos em trios, devido às questões referentes à pandemia, os graduandos estão aplicando atividades relacionadas à variação linguística regional, também conhecida como diatópica ou geográfica. Além disso, desenvolveram, nos primeiros encontros presenciais, uma pesquisa sociolinguística a fim de conhecer, com mais propriedade, a realidade linguística dos alunos. Vale frisar que, mesmo com o atraso de quase três meses da bolsa, os pibidianos seguem trabalhando e produzindo excelentes materiais para contribuir com o ensino. Confira abaixo, algumas fotos dos primeiros encontros dos acadêmicos com a sala de aula e a turma 6º B da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Emílio Luiz Mallet.

PIBID Letras Português inicia intervenção em sala de aula – Ensino Médio

Neste mês, iniciamos a tão esperada e desejada etapa do projeto: a intervenção em sala de aula. O pibidianos têm levado e desenvolvido, com os alunos da rede estadual e municipal, trabalhos sobre a variação linguística aplicados ao ensino de Língua Portuguesa. Divididos em trios, devido às questões referentes à pandemia, os graduandos estão aplicando atividades relacionadas à variação linguística regional, também conhecida como diatópica ou geográfica. Além disso, desenvolveram, nos primeiros encontros presenciais, uma pesquisa sociolinguística a fim de conhecer, com mais propriedade, a realidade linguística dos alunos. Vale frisar que, mesmo com o atraso de quase três meses da bolsa, os pibidianos seguem trabalhando e produzindo excelentes materiais para contribuir com o ensino. Confira abaixo, algumas fotos dos primeiros encontros dos acadêmicos com a sala de aula e a turma 201 da Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho.

PIBID Ciências da Natureza garante premiações na Feira de Ciências Universidade – Comunidade

No último sábado, 13 de novembro, foi realizada a 3° Feira de Ciências “Universidade – Comunidade”. Em tempos de ataques a educação e a ciência, este momento, além de reunir a comunidade e a universidade, possibilitou que todas, todos e todes nós voltássemos a Esperançar! Além disso, os dois subgrupos do PIBID Ciências da Natureza, foram comtemplados em suas escolas de atuação no Ensino Fundamental, elucidando a importância destes programas para a Educação Básica. Externados nossa gratição para toda comissão organizadora da 3° feira de Ciências pelo momento de compartilhamento e troca!

Planejamento Pedagógico desenvolvidos pelos pibidianos do Subprojeto Alfabetização

 

Fonte

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, mesmo quando não colocamos em um papel, pra a execução de uma ação sempre vai existir um planejamento. Portanto, o mesmo é essencial em todos os setores da nossa vida e imprescindível na atividade docente.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.

Aqui vamos deixar registrados os planejamentos realizados pelos pibidianos, alguns planejamentos têm foco nas atividades desenvolvidas de forma remota e outras em atividades para serem desenvolvidas de forma presencial, para desenvolver os planejamentos utilizamos diversos recursos, como atividades em folha, vídeos, jogos interativos e outros.

  • MARIANE BOTELHO BASTOS
  • NATASHA RODRIGUES FERNANDES
  • THAYNA CANDIDO GOMES
  • VANLEY FELIPE SOUZA BRANDÃO
  • VITÓRIA ALEXIA TEIXEIRA DA CUNHA
  • YARA DOS SANTOS SOUZA

 

Relatórios Finais dos Pibidianos, incluindo seus Planejamentos:

Aline Gonçalves Silva – Relatório Final

Andressa Machado – Relatório Final

Criciane Fernandes – Relatório Final

Diego Almeida – Relatório Final

Eduarda Machado – Relatório Final

Fernanda Fattah – Relatório Final

Elisa Pereira – Relatório Final

Gabrieli Pinto – Relatório Final

Juliara Silveira – Relatório Final

Kelen Benito – Relatório Final

Kellen Botelho – Relatório Final

Lina Porciuncula – Relatório Final

Louise Parcianello – Relatório Final

Lucas Jesus – Relatório Final

Maria da Graça Mendes – Relatório Final

Mariana Finardi – Relatório Final

Mariane Bastos – Relatório Final

Thayna Candido – Relatório Final

Vitoria Cunha – Relatório Final

Yara Souza – Relatório Final

Subgrupo Moacyr Ramos Martins – PIBID Ciências da Natureza iniciam gradativamente atividades presenciais

A partir do dia 4 de novembro de 2021, os bolsistas do PIBID Ciências da Natureza que atuam na EMEF Moacyr Ramos Martins iniciaram atividades presenciais na escola. Este processo foi inovador e contagiante segundo alguns bolsistas, ainda neste primeiro primeiro contato presencial com os alunos, os pibidianos já aplicaram alguns experimentos e planejaram apresentações para Feira de Ciências.

Energia Elétrica

No encontro de 17/12/2020 foi trabalhado o tema energia com enfoque na Energia Elétrica no contexto econômico e social (privatizações, prós e contras) bem como questões técnicas e ambientais (diferentes formas de produzir energia elétrica). Esta atividade vai de encontro com a temática norteada pela BNCC-2018, na unidade temática Matéria e energia.

Subprojeto Alfabetização realiza grupos de estudo sobre a obra ALFALETRAR, de Magda Soares

      No período entre outubro e novembro, o Subprojeto Alfabetização (Campus Jaguarão) está realizando grupos de estudo sobre a obra recente da autora Magda Soares – ALFALETRAR: toda criança pode aprender a ler e a escrever (2020).  O intuito deste estudo é aprimorar o conhecimento sobre os conceitos de alfabetização e letramento e refletir sobre a sua indissociabilidade , que constituiu o termo “alfaletrar”.  O capítulo 1, composto de três unidades foi dividido cada um para os grupos  das três escolas-campo.

      Os pibidianos já vêm desenvolvendo atividades didático-pedagógicas tendo como centro o texto para desencadear o estudo e a compreensão do sistema de escrita alfabética pelas crianças. A importância de confrontar a prática pedagógica com  os estudos teóricos é imprescindível para desencadear a reflexão. E este é o movimento que se pretende desenvolver com o estudo da citada obra. Começamos na última quarta-feira (27/10) com a Unidade 1 – Aprendizagem da língua escrita do Capítulo 1 – Alfabetização e Letramento. Segue abaixo o vídeo de apresentação da unidade pelo grupo da EMEF General Antônio Sampaio: