O debate em torno dos eixos de estratégias do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) começou nesta quarta-feira, 7 de agosto, no Campus São Borja. Com início na manhã e fechamento à tarde, o encontro contou com a presença de integrantes da Reitoria, da equipe diretiva do Campus e servidores e alunos interessados no tema. Os participantes trabalharam na sala 2202 ao longo do dia.
A reunião foi conduzida pela equipe responsável pelo processo de construção do PDI 2014-2018, a pró-reitora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, professora Vanessa Rabelo Dutra, a professora Carolina Freddo Fleck e os administradores Alessandro Vasconcelos e Rafael Sais. A reitora, professora Ulrika Arns, e o vice-reitor, professor Almir da Silva Santos Neto, e os pró-reitores de Administração (PROAD), Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Extensão (PROEXT), Gestão de Pessoal (PROGESP), Graduação (PROGRAD), Pesquisa (PROPESQ) e Pós-Graduação (PROPG) participaram do debate de cada eixo do documento-base, segundo a metodologia prevista. A Reitoria e os integrantes da comunidade acadêmica do campus foram recebidos pela equipe diretiva, formada pelo diretor Ronaldo Colvero, a coordenadora acadêmica Elisângela Maia Pessôa e o coordenador administrativo Luiz André Padilha.
O primeiro encontro registrou contribuições, iniciando pelos temas relativos ao perfil institucional desejado e concluindo com o debate sobre metodologias e formas de utilização dos dados obtidos pelo processo de autoavaliação. No âmbito das propostas de estratégias, algumas das propostas foram a ênfase no uso de recursos naturais renováveis, como a energia solar e água da chuva, para o planejamento de novas estruturas; a importância de novas licenciaturas; necessidades de capacitação de pessoal; as dimensões de acessibilidade que a instituição precisa incorporar às práticas cotidianas; e a preocupação com a difusão do desenvolvimento de ciência e tecnologia feito pela Universidade para a população regional, dentre várias outras questões.

Registro das diferenças
Uma das primeiras informações prestadas pela equipe condutora da reunião foi a de que o documento-base não será alterado durante essa fase de discussão presencial. O intuito é permitir que os participantes de cada campus tenham a oportunidade de discutir exatamente o mesmo documento. A cada ciclo de duas reuniões, a equipe divulgará um documento com as contribuições apontadas pelos participantes dos encontros nos campi, o que garante o registro da essência de cada proposta, sugestão e crítica.
Além disso, a reunião foi gravada, para permitir a posterior recuperação do conteúdo das colaborações. Esses documentos com as colaborações serão utilizados para a nova redação do documento a ser submetido ao Conselho Superior Universitário (CONSUNI), em dezembro deste ano. Outro detalhe importante é que o módulo virtual no ambiente Moodle segue aberto para novas contribuições.

Atualizado às 9h50
A reunião seguinte ocorre nesta quinta-feira, no Campus Itaqui. O cronograma de reuniões nos campi é a seguinte:
- 08 de agosto – Campus Itaqui
- 19 de agosto – Campus Caçapava do Sul
- 20 de agosto – Campus São Gabriel
- 26 de agosto – Campus Alegrete
- 27 de agosto – Campus Uruguaiana
- 02 de setembro – Campus Dom Pedrito
- 03 de setembro – Campus Santana do Livramento
- 05 de setembro – Campus Jaguarão
- 09 de setembro – Campus Bagé
- 10 de setembro – Reitoria Bagé
Notícia relacionada
Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social