PRAEC atende mais de 600 estudantes com auxílio do PAPE

A Universidade Federal do Pampa através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) atendeu estudantes que solicitaram apoio financeiro para participar de diversos eventos promovidos pelas Instituições brasileiras e também marcaram presença em países como Argentina, Uruguai, San Salvador, Espanha, Reino Unido, Zâmbia e Chile. Foram contemplados 628 estudantes oriundos dos dez campi. Esse número pode alterar, uma vez que se encontra em análise diversas solicitações de auxílio, enviadas dentro da vigência do Edital.

O que é o PAPE

O Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos (PAPE) tem como finalidade incentivar a participação dos estudantes, regularmente matriculados em cursos de graduação, independente de sua área, em eventos que contribuam para a sua formação integral, por meio da concessão de ajuda de custo. O auxílio é concedido ao aluno de acordo com a modalidade do evento, seja ele regional, nacional ou internacional e o aluno pode utilizá-lo na aquisição de passagens, com hospedagem, alimentação, deslocamento durante o evento, pagamento de taxas de inscrição e outros custos.

Como participar

Os alunos interessados em participar do programa devem ficar atentos aos critérios estabelecidos no edital que está disponível no site da PRAEC. O edital orienta os estudantes a providenciar os documentos necessários para solicitar o recurso, com até 10 (dez) dias de antecedência em relação ao início do evento. Um dos documentos exigidos para a liberação do recurso é o aceite do trabalho no evento requerido, e após o retorno, o aluno tem até 10 (dez) dias corridos para prestar contas. Caso não seja realizado, o estudante deve devolver o recurso ao erário público.

Para a pró-reitora, professora Simone de Oliveira, o auxílio é importante, primeiro para viabilizar a participação dos estudantes em eventos científicos; segundo, garante que os alunos apresentam e debatam as suas produções com outros estudantes e professores de outras Instituições e por fim, promove o intercâmbio cultural “são experiências enriquecedoras”, avalia.

Investimentos

A pró-reitora informa ainda que em 2013, a Praec investiu R$ 217.620,00. De acordo, com a gestora, foram empenhados R$ 100.000,00 “e conforme a demanda foi surgindo realizamos novas inserções de recursos para contemplar o maior número de solicitações”.

Com o apoio financeiro, os estudantes da Unipampa se deslocaram, para participar de eventos em dezenove estados brasileiros, sendo a maior concentração na região sul 338 alunos. Por sua vez, Uruguaiana, São Borja e Jaguarão lideram os aceites, 124, 104 e 79. Já Alegrete, Santana do Livramento e Caçapava do Sul são os campi que tiveram em média 30 pedidos aceitos.

O Programa também auxiliou representações estudantis, apoiando financeiramente os delegados do DCE a realizarem duas reuniões para elaborar o estatuto do Diretório e foi concedido auxílio para 35 alunos, de todos os campi a participarem, em maio, do 53º CONUNE (Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes – UNE). O evento ocorreu em Goiânia. Esses auxílios representam avanços na política de apoio estudantil, por isso, a equipe da Praec já se mobiliza para preparar o edital do PAPE 2014.

 

Alunos expõem trabalhos em diversos eventos.