Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UNIPAMPA participa do FONAPRACE Nacional

Entre os dias 05 a 08 de novembro, a pró-reitora Simone Oliveira participa da 54ª edição Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), em Florianópolis – SC. Durante o evento, os pró-reitores compartilham as experiências de atuação e articulam mecanismos para buscar soluções para melhorar os serviços de assistência aos estudantes, pleiteando ampliação de recursos, mais investimentos em infraestrutura e também sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil.

Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) – busca estratégias para ampliar as condições de acesso, permanência e a conclusão de curso dos estudantes na educação superior pública federal. Para consolidar a política, no último decênio, o Governo Federal vem ampliando gradativamente os recursos financeiros – saltando de R$ 125 milhões, em 2008, para R$ 604 milhões em 2013, para as IFES estruturar as condições da assistência estudantil nas Universidades. Esses recursos são empregados em transporte, moradia, alimentação, saúde, cultura; visando a formação qualificada, o desempenho acadêmico e a inclusão social dos estudantes. A vice-coordenadora do FONAPRACE Nacional e pró-reitora Ceres Moraes (UFGD), ressalta que “a política de assistência estudantil visa garantir as oportunidades para que os alunos conquistem sucesso na sua formação”.

Programas – Para atender a Política Nacional de Assistência Estudantil, as Universidades desenvolvem ações a partir de vários programas tais como: Moradia, Alimentação, Transporte, Bolsa Permanência, Atenção à Saúde, Inclusão Digital, Cultura, Esporte e Lazer, Atenção ao Estudante com deficiência e necessidades especiais, Promoção à Igualdade de Gênero, Étnico-racial e de enfrentamento ao preconceito. Para a pró-reitora Simone Oliveira, o grande desafio das IFES é a implantação dos programas, mesmo porque “os gestores devem levar em conta as particularidades da Instituição, por exemplo, a Unipampa, deve-se criar programas que atendam os dez campi e para isso, necessita ampliar recursos financeiros e humanos para dar conta da nossa realidade”.

Participação – O FONAPRACE está sendo realizado no Auditório da reitoria, na Universidade Federal de Santa Catarina e, conta com a presença dos pró-reitores, coordenadores e servidores, das 59 IFES que compõem as cinco regiões do país.