A Universidade Federal do Pampa, por meio das pró-reitorias de Administração (PROAD) e de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), informa aos alunos contemplados com bolsas do Programa de Permanência (PBP) que o repasse financeiro do Governo Federal para a Universidade, referente ao pagamento dos auxílios do mês de competência fevereiro, foi feito com atraso, impedindo o pagamento dentro do prazo padrão (até o quinto dia útil). Além disso, esse repasse financeiro foi parcial, de 70% do valor necessário para o pagamento de todos os auxílios. O repasse ficou disponível para a Universidade na segunda-feira, dia 10 de fevereiro.
Diante desse fato, a Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF) da PROAD emitiu imediatamente a ordem de pagamento para uma parte do público atendido, usando o repasse parcial. A ordem de pagamento contemplou, portanto, 70% do público atendido pelo PBP e foi emitida na segunda-feira, 10 de fevereiro; por isso, o valor da bolsa deverá estar na conta bancária dos beneficiários na quarta-feira, 12 de fevereiro.
Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a Universidade recebeu os 30% restantes do total necessário para pagar as bolsas PBP. Com isso, a CCF emitiu imediatamente a ordem de pagamento dos valores. Considerando o prazo de compensação bancária de dois dias, os demais 30% dos auxílios deverão estar pagos nas contas dos alunos atendidos na quinta-feira, 13 de fevereiro.
O atraso nos repasses financeiros, e o repasse parcial desses valores para pagamento dos auxílios são fatores que não estão sob governança da Universidade Federal do Pampa. A UNIPAMPA está sem receber repasse de recursos desde 03 de fevereiro de 2014 para pagamentos de qualquer natureza. Mesmo assim, os setores responsáveis pela gestão dos auxílios e pelo pagamento dos mesmos para todos os alunos atendidos pelo PBP mantiveram e manterão os esforços em prol do melhor atendimento possível. A Universidade se mantém a disposição para mais informações e esclarecimentos.