Praec apresenta dados orçamentários à comunidade estudantil

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários enviou ao Bloco de Lutas de Jaguarão os dados orçamentários aplicados ao setor. Nas planilhas são detalhados gastos como o valor total recebido pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em sete anos.

O documento traz um demonstrativo dos recursos do PNAES aplicados de 2009 a 2016. Leva-se em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em média 61,61 % no período. O IPCA é o índice oficial de inflação do país, medido mensalmente pelo IBGE.

No documento aparecem também os investimentos em auxílios, bolsa monitoria e investimento nos restaurantes universitários (Rus). Este ano, a Praec investiu R$ 120.000,00 em equipamentos e móveis para a instalação de duas novas unidades dos restaurantes universitários, nos campi de Caçapava do Sul e Itaqui.

Além disso, foram levantados e informados os investimentos realizados com o recurso da Assistência Estudantil. Em 2016 foram direcionados R$ 5.435.520,00 para manter os 1.555 estudantes já inscritos no Plano de Permanência. Com as informações orçamentárias é possível perceber que os recursos PNAES são aplicados na sua totalidade na assistência estudantil, ou seja, nos dez itens previstos no decreto nº 7234/2010, são eles: moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

Confira as planilhas elaboradas pela equipe da Praec.

Acesse aqui a Planilha