O Dia do Saci foi criado como forma de valorizar a cultura e o folclore brasileiros. Ele é comemorado no mesmo dia do Halloween, ou Dia das Bruxas, que é uma festividade baseada no folclore de outros países, como os Estados Unidos.
O objetivo é chamar a atenção para o resgate de lendas do nosso folclore para que se torne uma comemoração nacional das tradições brasileiras.
No estado de São Paulo a Lei nº 11.669, oficializou a data em 2004.
A nível federal, a data já foi proposta pelos Projetos de Lei nº 2762 de 2003 e nº 2.479 de 2013. Segundo o próprio texto do projeto: “A intenção deste projeto é ensinar as crianças que o País também tem seus mitos, difundindo a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras. Em vez de bruxas e gnomos, a manifestação cultural deve valorizar figuras folclóricas que se refiram às tradições brasileiras. Afinal, o saci é da nossa cultura e uma síntese das três raças que estão na origem da nação brasileira – o índio, negro e o branco.”
Além disso, várias outras cidades também já decretaram leis oficializando a data e somando esforços pela valorização do folclore local.
A lenda do Saci Pererê teve origem no sul do Brasil ainda no século XVIII, com origem na região das missões, nas tribos de guaranis, onde era conhecido como çaa cy perereg. Conforme o mito foi se espalhando pelo país suas características e seu nome foram se modificando até chegar no que hoje conhecemos. O Saci é conhecido por proteger as florestas e fazer travessuras.
Saiba mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/halloween-entenda-os-motivos-do-dia-das-bruxas-ser-dia-do-saci-no-brasil/
Leia os projetos de lei que explicam e justificam a importância de valorizar a cultura brasileira no link.
