NOTA INFORMATIVA

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará a doação de 52 notebooks novos, com o objetivo de oportunizar aos estudantes ingressantes a participação nas Atividades de Ensino Remoto Emergencial por meio das Ações Afirmativas. A aquisição dos equipamentos foi realizada mediante a submissão de um Projeto de Inclusão Digital ao Ministério Público do Trabalho no valor de R$ 103.000,00.

Dessa forma, a ação beneficia:

• 8 (oito) estudantes de cinco campi, que ingressaram na Unipampa  no ano de 2020, por Edital específico para indígenas e quilombolas;
  • 27 (vinte e sete) beneficiários do Plano de Bolsa Permanência do MEC;
  • 17 (dezessete) estudantes com deficiência. que acessaram a universidade pelas respectivas vagas de ações afirmativas, e são beneficiários da assistência estudantil por se encontrarem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os equipamentos já foram adquiridos e devem ser entregues em até 10 dias, na cidade de Uruguaiana, município sede do Ministério Público do Trabalho na região. Segundo o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários Edward Pessano, autor do projeto, a disponibilização dos equipamentos soma-se às demais ações desenvolvidas pela Unipampa como os editais de monitoria e do Plano de Permanência, os quais contemplam o auxílio à inclusão digital no valor de R$ 95,00 mensais, para que os estudantes beneficiários possam adquirir pacotes de internet para uso em aparelhos celulares e que poderão ser roteados aos notebooks.

Conforme Pessano, a ação promove a inclusão social, minimiza o impacto da pandemia nos processos de oferta de ensino, melhora as condições de acesso às atividades de ensino remoto por meio de equipamentos de informática apropriados, promove o desenvolvimento social e cultural da população em vulnerabilidade e fortalece a Política de Assistência Estudantil.

Os estudantes beneficiários do projeto serão contatados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) para agendamento do recebimento dos equipamentos, após a instalação dos softwares pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).