Dia da Liberdade de Pensamento

Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular.

Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.” (artigos 18 e 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos).

No dia 14 de julho é celebrado o Dia da Liberdade de Pensamento. Em 1789 foi esta a data do início da Revolução Francesa, que abriu o caminho para a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada no mesmo ano pela Assembleia Constituinte da França. Aquele texto foi a inspiração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 10 de dezembro de 1948 pela Organização das Nações Unidas.

Conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos