Janeiro Branco

A OMS – Organização Mundial da Saúde – define um conceito ampliado de saúde mental, que não é só a ausência de adoecimento, mas sim o estado de bem-estar do indivíduo, onde ele é capaz de apreciar a vida, contribuir para o meio em que vive e administrar suas próprias emoções.

Isso significa que ter saúde mental não é estar todo o tempo alegre, pois passamos por momentos difíceis em nossas vidas, que nos trazem pensamentos e sentimentos negativos, como medo e tristeza. Ter saúde mental é lidar com as situações do dia a dia, ter força para enfrentar as adversidades e conseguir desfrutar das coisas boas que a vida nos proporciona.

É preciso estar atento para perceber quando alguns sintomas se tornam muitos intensos e/ou persistentes e acabam prejudicando o bem-estar e qualidade de vida da pessoa. Nesse momento é necessário buscar ajuda de profissionais especializados e, também, conversar com pessoas de confiança sobre o assunto. Não tenha vergonha, peça ajuda, você não precisa enfrentar isso sozinho.

Saiba mais na página da PRODAE: https://sites.unipampa.edu.br/prodae/saude-mental-2/