A PRAEC manifesta solidariedade com a preocupação dos discentes, no que se refere ao atraso nos pagamentos das bolsas referente ao mês de janeiro/2017, e comunica que está atenta a todas as providências necessárias para a realização dos pagamentos do Plano de Permanência. Ainda, ressaltamos que é de nosso interesse que todos os alunos recebam seus benefícios em dia, para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas e para o combate à evasão.
Para melhor compreensão desse processo, gostaríamos de esclarecer que, anualmente, a Universidade (assim como todos os demais órgãos públicos) recebe recursos para efetuar suas políticas, como é o caso do pagamento dos benefícios aos alunos. Por tradição, ficamos na expectativa de que os recursos sejam repassados integralmente ainda nos primeiros dias do ano, o que nem sempre ocorre.
Esse repasse é responsabilidade do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a destinação do dinheiro fica vinculada ao planejamento orçamentário da Universidade, isto é, cada ação prevista possui um recurso vinculado exclusivamente para aquela finalidade.
Entretanto, no caso específico dos benefícios de janeiro/2017, informamos que as ordens bancárias já foram realizadas, com a expectativa de que as mesmas estejam disponíveis até sexta-feira, dia 27/1/2017. Essa previsão não inclui os campi de Jaguarão e São Gabriel, nos quais foram necessários ajustes em relação aos valores dos pagamentos. Essa demanda já está sendo verificada para a regularização em todas as Unidades Universitárias.