Unipampa aplica prova do Processo Seletivo Específico para Indígenas

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aplicou, na última sexta-feira, 20, a prova do Processo Seletivo Específico para Indígenas Aldeados. A seleção atende a uma demanda das comunidades indígenas e está de acordo com o Programa de Ações Afirmativas da Instituição. A avaliação foi aplicada no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, em Passo Fundo. A escolha do local considerou a proximidade do município com muitas aldeias indígenas.

A prova constituiu-se de uma redação, na qual os candidatos tiveram que discorrer sobre “A contribuição dos conhecimentos matemáticos, tecnológicos e científicos de comunidades indígenas para uma prática escolar que reconheça a importância desses conhecimentos no contexto educacional brasileiro como um todo”.

Das 58 inscrições homologadas, 40 candidatos compareceram ao local da prova. A seleção ofertou 21 vagas, em quatro campi, distribuídas em 12 cursos de graduação. “A opção pelos cursos ofertados neste processo seletivo se deu pela disponibilidade de vagas ociosas indicadas pelos coordenadores de curso, as quais, devido a questões orçamentárias, foram submetidas para escolha das comunidades indígenas junto a Fundação Nacional do Índio (Funai)”, explica o chefe da Divisão de Processos Seletivos da Unipampa, Bruno Martinato.

Para a escolha dos cursos, as comunidades indígenas observaram a distribuição dos cursos, pois consideram que a vivência em grupo com seus semelhantes facilitaria a permanência dos estudantes na Instituição. Fisioterapia e Enfermagem, no Campus Uruguaiana, e Direito, no Campus Santana do Livramento, estão entre os cursos mais procurados pelos concorrentes.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado em 23 de fevereiro e as matrículas deverão ser realizadas no dia 03 de março, no campus de oferta do curso no qual o candidato foi aprovado. Para mais informações, acesse o site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)Processo Seletivo Indígena.

Expectativa dos candidatos

No dia da prova, alguns candidatos falaram sobre suas expectativas de aprovação e as dificuldades que imaginam encontrar. A coordenadora de Ações Afirmativas da Unipampa, professora Fabiana Missau, acompanhou o processo seletivo para indígenas aldeados e conversou com alguns concorrentes.

Segundo Fabiana, a intenção de alguns é a de retornar às aldeias após a conclusão do curso. Eles acreditam que é a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos à própria realidade. Quanto às dificuldades, o convívio e a diferença cultural foram apontados como possíveis obstáculos.

Questionados pela docente sobre o acesso a informações referentes à Unipampa, alguns candidatos afirmaram que já conheciam a instituição desde 2012, quando foi realizado o primeiro processo seletivo para indígenas. Outros, ficaram sabendo por meio da Funai e de familiares.

40 candidatos compareceram para a prova – Foto: Divulgação/Unipampa

Matéria extraída do Portal da UNIPAMPA: http://unipampa.edu.br/portal/unipampa-aplica-prova-do-processo-seletivo-especifico-para-indigenas