Palestra – Formação de Professores municipais de Caçapava do Sul/RS

Nesta quinta-feira, 20 de julho de 2023, um evento na área da educação foi realizado na Secretaria Municipal de Educação do Município de Caçapava do Sul: o curso “Desvendando a Próxima Fronteira da Educação“. O responsável por conduzir essa formação foi o doutor em Ensino de Ciências, Professor Rafhael Brum Werlang, que possui uma ligação com o grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Com experiência na área educacional e como docente da UNIPAMPA, o Professor Rafhael é reconhecido por sua expertise em educação e tecnologias contemporâneas. Sua vinculação com o grupo de pesquisa ENASCI reforça seu compromisso com o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e o avanço contínuo do ensino de ciências no contexto atual.

A formação realizada hoje abordou temas de grande relevância para os professores de ciências, que buscavam se atualizar e compreender as novas tendências no campo da educação. O curso foi estruturado em duas etapas complementares e enriquecedoras.
Na primeira parte teórica, os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar no universo da Aprendizagem Significativa (TAS) e sua relação com a Inteligência Artificial (IA). O Professor Werlang apresentou sua experiência nesse campo, indicando possíveis convergências desses dois conceitos e como pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais personalizado e alinhado com as necessidades individuais dos estudantes.

A segunda etapa do curso foi focada em atividades práticas e demonstrações. Nela, o Professor Werlang apresentou aos participantes o potencial do ChatGPT, uma das mais avançadas ferramentas baseadas em IA para auxiliar no processo educacional. Os professores foram convidados a interagir com o ChatGPT, explorando suas capacidades no contexto do ensino de ciências. A demonstração surpreendeu a todos ao mostrar como a IA pode contribuir para a construção de experiências educacionais mais interativas e envolventes.

O compromisso do Professor Rafhael Brum Werlang com a pesquisa e o ensino de ciências se reflete em sua atuação nesse curso pioneiro, que proporcionou aos participantes uma experiência única de aprendizado. A formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e ministrada pelo docente da UNIPAMPA fortalece ainda mais a parceria entre instituições acadêmicas e o poder público na busca por uma educação mais inovadora, acessível e de qualidade para todos.

Para saber mais: