Atividade Experimental Problematizada (AEP) e Ensino de Quimiometria: uso do aplicativo portátil REDGIM® no contexto educacional superior
em 18/09/2023
Esta tese aborda a estratégia teórico-metodológica Atividade Experimental
Problematizada (AEP) no ensino de Quimiometria, introduzindo conceitos
inovadores nas análises químicas por meio de imagens digitais com o aplicativo
REDGIM®. Além disso, explora o uso de aplicativos na predição da concentração e
pH de uma resina supressora de pó de minério, como método alternativo com o uso
de tecnologias portáteis, em colaboração com o edital de Doutorado Acadêmico em
Inovação – DAI (01/2019) e a Empresa Vale
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo como requisito parcial para obtenção do Título de Doutor em Química
Área de Concentração: Química
Linha de Pesquisa: Educação e Ensino de Química
Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogerio Garcez de Moura
Co-orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Filgueiras
Banca de Avaliação
Prof. Dr. Wanderson Romão
Instituto Federal do Espírito Santo
_____________________________________________
Profª Dra. Ana Nery Furlan Mendes
Universidade Federal do Espírito Santo
_____________________________________________
Prof. Dr. Thalles Ramon Rosa
Instituto Federal do Espírito Santo
_____________________________________________
Prof. Dr. André Luís Silva da Silva
Universidade Federal do Pampa