Relações Unipampa – UFES: seminário sobre o uso dos “Indicadores de Desempenho Cognitivo (IDC) no Ensino de Química”

Em sua visita à Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), …

… na tarde do dia 27 de agosto de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, coordenador do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da UNIPAMPA, conduziu uma Reunião de Trabalho tratando do tema Uso dos Indicadores de Desempenho Cognitivo (IDC) no Ensino de Química. A atividade integrou o Seminário Formativo em Química do Programa de Pós-graduação em Química (PPG/CCE/UFES).

O evento contou com a participação de doutorandos e mestrandos do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Química, além de professores pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Durante o evento, foram discutidas análises qualitativas relacionadas às aprendizagens em Química, destacando a aplicação dos IDC como ferramenta para avaliação do desempenho cognitivo dos estudantes.

A atividade reforça o compromisso do EnASCi/UNIPAMPA e do LAPEQ/UFES com a pesquisa em metodologias de ensino, oferecendo novas perspectivas para a avaliação qualitativa e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas no campo das Ciências e da Química, em particular.