NuSM/PRODAE apresenta psicólogos(as) voluntários(as) do Programa de Saúde Mental Sustentável para Estudantes da Unipampa
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (PRODAE), por meio do Núcleo de Saúde Mental (NuSM), realizou na última quinta-feira, 13, a reunião de acolhimento e alinhamento inicial com as(os) psicólogas(os) voluntárias(os) selecionadas(os) para atuação temporária no apoio à implantação do Programa de Saúde Mental Sustentável para Estudantes da Unipampa.
Foram selecionados 11 psicólogos(as) voluntários(as), conforme a Lei nº 9.608/1998 (Serviço Voluntário), cuja atuação – com carga horária de 4 horas semanais – será complementar às equipes permanentes da universidade. Esses profissionais passam a integrar o projeto institucional “Rede de Cuidado Psicológico: Implantação do Programa de Saúde Mental Sustentável para Estudantes da Unipampa”, compondo uma frente colaborativa e operacional vinculada ao Programa. A atuação será supervisionada pelo Núcleo de Saúde Mental (NuSM) e realizada em articulação com as Interfaces de Saúde Mental de cada campus, a bolsista de Saúde Mental e demais setores da política de assistência estudantil.
Instituído pela Portaria nº 1062/2025, o Programa de Saúde Mental Sustentável para Estudantes integra a Política de Assistência Estudantil da Unipampa e foi fundamentado nos princípios de equidade, acesso, acolhimento e permanência estudantil. O Programa tem como finalidade promover o bem-estar psíquico dos discentes por meio de ações contínuas e articuladas de acolhimento, prevenção, promoção e encaminhamento, com perspectiva multicampi e intersetorial.
A reunião contou com a presença da equipe do NuSM — o psicólogo Ricardo Cartier e a chefe do Núcleo, Profa. Drª Juliana Lima Moreira Rhoden — além da Pró-Reitora Honória Gonçalves Ferreira, do Pró-Reitor Adjunto Bruno Lindemayer e da chefe da Divisão de Assistência Estudantil (DAE), Vanusa Vissozi de Oliveira.
Durante o encontro, foram apresentados:
- O contexto de criação do Programa e seus quatro eixos estruturantes;
- O projeto Rede de Cuidado Psicológico e o papel das(os) psicólogas(os) voluntárias(os);
- A Primeira Fase – Inserção no Território, prevista para novembro e dezembro, com visitas aos campi;
- Orientações práticas e os documentos iniciais para atuação;
- A confirmação da segunda reunião de alinhamento, destinada à capacitação e planejamento das próximas ações.
Psicólogos(as) voluntários(as) selecionados(as) por campus
- Campus Alegrete: Catheline Rubim Brandolt
- Campus Bagé: Laugi Leite Brião
- Campus Caçapava do Sul: Vanessa Alves de Freitas
- Campus Dom Pedrito: Amanda Souza Jacinto
- Campus Itaqui: Míriam Susane Dias
- Campus Santana do Livramento: Anna Carolina Saldanha Couto
- Campus São Borja: Elisângela Melo Floriano e Daniele Almeida Dornelles
- Campus São Gabriel: Graciela Gonçalves Bakowicz
- Atuação Online (multicampi): Karine Medina e Renan Costa Valle Scarano
A chefe do Núcleo de Saúde Mental, Profa. Drª Juliana Lima Moreira Rhoden, agradeceu a presença e o comprometimento das(os) profissionais, destacando que “a formação desta Rede de Cuidado Psicológico marca um passo essencial na consolidação de uma política de assistência estudantil que valoriza a saúde mental, o cuidado, a permanência estudantil e o fortalecimento da comunidade acadêmica”.
O Programa segue em implantação nos campi da Unipampa, consolidando estratégias de cuidado sustentável, ético e colaborativo, com foco no bem-estar e no desenvolvimento integral dos estudantes.

Foto de divulgação: Prodae/NuSM