Clique aqui para acessar o Relatório de Avaliação da Assistência Estudantil da UNIPAMPA – Exercício 2024
Prezada comunidade acadêmica,
Compartilhamos o Relatório de Avaliação da Assistência Estudantil – Exercício 2024, elaborado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (PRODAE), que apresenta dados relacionados à aplicação dos recursos destinados à assistência estudantil na Unipampa e o impacto dos principais planos, programas e ações na trajetória acadêmica de nossos estudantes.
O documento detalha, especialmente, o Plano de Permanência (PP), o Programa de Apoio Emergencial (PAE), o Programa de Apoio Social e Pedagógico (PASP), a Plano de Apoio à Permanência Indígena e Quilombola (PAPIQ/ADAIQ/MONIQ), o Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos (PAPE) e iniciativas na área de saúde física e mental, evidenciando seu papel estruturante nas políticas institucionais de inclusão, permanência e sucesso acadêmico.
Entre os principais achados, verificamos que estudantes beneficiários do Plano de Permanência apresentam, em média, indicadores acadêmicos equivalentes ou superiores aos encontrados para alunos não beneficiários, com maior carga horária integralizada, maior frequência e maiores médias, por exemplo.
Destacamos também a ampliação da política voltada a estudantes indígenas e quilombolas, com crescimento expressivo do número de beneficiários do PAPIQ e programas associados.
Ao final, o relatório apresenta recomendações estratégicas, como o fortalecimento dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional (NuDEs), a ampliação das ações de promoção de saúde física e mental, o aperfeiçoamento dos mecanismos de monitoramento e avaliação e o aprimoramento da comunicação e dos fluxos de acesso aos programas, de modo a garantir que nenhum estudante seja excluído por razões socioeconômicas ou emergenciais.
Colocamo-nos, enquanto PRODAE, à disposição para dialogar sobre os resultados, ouvir contribuições e construir, conjuntamente, estratégias para qualificar ainda mais a política de assistência estudantil em nossa universidade.