Relações Unipampa – UFES: palestra sobre Resolução de Problemas e Experimentação no Ensino de Química junto ao ProfQui/IFES

Em sua visita à Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), …

… na tarde do dia 28 de agosto de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, coordenador do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da UNIPAMPA, apresentou a palestra intitulada Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de Química. A apresentação fez parte do Seminário do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (ProfQui/IFES, Campus Vila Velha, ES), e contou com a participação virtual dos professores e mestrandos do referido Programa nas diferentes regiões do Estado do Espírito Santo .do Seminário do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

A palestra abordou a integração entre a resolução de problemas e a experimentação em Química, mediada pelo processo da Atividade Experimental Problematizada (AEP), uma estratégia didático-pedagógica inovadora para o ensino de conceitos/princípios químicos. Esse evento reforçou a importância da articulação entre teoria e prática no Ensino de Química, destacando o papel da AEP na formação de estudantes e profissionais da área.