Grupo de Estudos – Aprendizagem Significativa

O grupo de estudos sobre Aprendizagem Significativa promovido pelo grupo de pesquisa EnasCI da UNIPAMPA é essencial na busca por uma educação de qualidade, conectando referências teóricas à aplicação prática na sala de aula. Por meio de encontros quinzenais no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), os participantes exploram os conceitos teóricos de Ausubel e desenvolvem estratégias eficazes de ensino e aprendizagem. Além disso, eles têm a oportunidade de colaborar em pesquisas, receber orientação de especialistas da UNIPAMPA e ampliar seu crescimento pessoal e profissional. O grupo contribui para a produção de conhecimento na área, aprimorando os métodos educacionais e preparando os profissionais para uma atuação mais efetiva e significativa na sala de aula. 

O primeiro encontro ocorreu em 9 de maio de 2023.

Aprendendo a aprender: tópicos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel

10 de maio de 2023

Semana Acadêmica Integrada – Campus Caçapava do Sul – Unipampa

Palestra proferida pelo Prof. Dr. André Luís Silva da Silva

A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel propõe que a aprendizagem é mais efetiva e duradoura quando:

  • conhecimentos novos são relacionados com conhecimentos prévios;

  • há estímulo de reflexão e percepção própria sobre o assunto em estudo;

  • propiciam-se condições para desenvolvimento de raciocínio lógico;

  • promove-se a proatividade do aluno em seu processo de aprendizagem.

A teoria está intensamente vinculada à prática de sala de aula, pois valoriza a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, conferindo ao professor um papel de facilitador da aprendizagem, e não de provedor de conhecimento.

A revolução da educação: como a IA está transformando a maneira como aprendemos

05 de maio de 2023

Atividade desenvolvida no Campus Caçapava do Sul da Unipampa

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – Seminários Especiais I

Docente Responsável: Prof. Dr. André Luís Silva da Silva

Seminário apresentado pelo Prof. Dr. Rafhael Brum Werlang

A inteligência artificial está revolucionando a educação, proporcionando personalização do ensino e aprendizagem, tornando-a mais efetiva e significativa. Através da utilização adequada da inteligência artificial, é possível observar lacunas de conhecimento e “preenchê-las”, da forma mais apropriada possível. Além disso, é possível personalizar o ensino e a aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada indivíduo, visto todos aprendermos de modo distinto.

No entanto, essa estratégia deve ser utilizada como uma ferramenta complementar, e não substitutiva. Dessa forma, ela pode agregar muito na melhoria da educação e ser valiosa para os estudantes.

Desvendando a próxima fronteira da educação: a convergência entre Inteligência Artificial e Aprendizagem Significativa

11 de maio de 2023

Evento realizado no campus Caçapava do Sul da Unipampa

Subcomissão de Formação Docente

A revolução da educação através do uso da inteligência artificial tem se tornado cada vez mais frequente em nosso cotidiano, sendo capaz de auxiliar no modo como aprendemos e personalizar o ensino e a aprendizagem significativa de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Contudo, é necessário um conhecimento sólido sobre a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel para que o uso da inteligência artificial seja efetivo. Conforme Ausubel, para promover a compreensão profunda e duradoura, são necessários:

  • Conhecimentos prévios sobre o material em estudo;

  • Predisposição por parte do estudante;

  • Capacidade de elaborar percepção própria;

  • Criar significado lógico e coerente para o conteúdo em estudo.

Desse modo, foram abordados métodos para elaborar um ambiente de aprendizagem eficiente e personalizado, de forma a auxiliar o aluno a desenvolver sua aprendizagem, em um domínio psicológico.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – MPEC – Seminários Especiais II – Tópicos sobre Educação CTS

Atividade vinculada ao Grupo de Pesquisa EnASCi

Linha de Pesquisa: TAS – Teoria da Aprendizagem Significativa

Temática tratada: CTS e aprendizagem das Ciências

Em 09/12/2022

Seminário proposto pela Professora Elenize Nicoletti na componente de Seminários Especiais II, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa (campus Bagé/Caçapava do Sul/Dom Pedrito), sob regência dos Professores André Luís Silva da Silva (líder do GP EnASCi) e Paulo Guadagnini.

Seminários Especiais II – MPEC – História da Ciência pelo viés da Experimentação – Paulo Sartori

Atividade vinculada ao Grupo de Pesquisa

Linha de Pesquisa: HEC – História e Epistemologia da Ciência

Temática tratada: História da Ciência e Experimentação

Em 25/11/2022

Seminário apresentado pelo convidado Prof. Dr. Paulo Sartori na componente de Seminários Especiais II, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa (campus Bagé/Caçapava do Sul/Dom Pedrito), sob regência dos Professores André Luís Silva da Silva (líder do GP EnASCi) e Paulo Guadagnini.

Seminários Especiais II – MPEC – Experimentos Investigativos – Paula Viéga

Atividade vinculada ao Grupo de Pesquisa

Linha de Pesquisa: HEC – História e Epistemologia da Ciência

Temática tratada: Experimentos Investigativos

Em 18/11/2022

Seminário proposto pela discente Paula Viéga na componente de Seminários Especiais II, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa (campus Bagé/Caçapava do Sul/Dom Pedrito), sob regência dos Professores André Luís Silva da Silva (líder do GP EnASCi) e Paulo Guadagnini.

Atualizações em AEP

Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Apresentação ministrada em 28/10/2022, no âmbito da componente curricular Seminários Especiais I do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.