Centro de Simulação e Habilidades Médicas | Setor de Laboratórios campus Uruguaiana

Centro de Simulação e Habilidades Médicas

CENTRO DE SIMULAÇÃO E HABILIDADES MÉDICAS

 

Responsável docente: Lilian Moraes Ferreira (lilianferreira@unipampa.edu.br)

Responsável técnico:  Ângelo Cezar Teixeira Miralha (angelomiralha@unipampa.edu.br)

Cursos vinculados: Medicina, Enfermagem e Fisioterapia

Componentes curriculares atendidos: Introdução à Psicologia e às Habilidades Médicas; Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes Médicas I, II e III; Bases da Cirurgia e da Técnica Operatória; Clínica Médica I, II, III e IV; Saúde da Mulher I, II e III; Clínica Cirúrgica I, II e III e Saúde da Criança I, II e III.

Principais equipamentos: 

Simuladores e manequins: Manequins de corpo inteiro bebê (2); Simulador de Descompressão Torácica (2); Manequim Torso para Sondagem Nasogástrica e cuidados traqueais (2); Manequim de Corpo Inteiro Adulto (1); Simulador de Cateterismo Feminino (6); Simulador de Cateterismo Masculino (6); Simulador Interativo de Paciente Real Bebê (1); Simulador Torso para Treinamento de Manobra de Heimlich (2); Sistema de Captura de Imagens e Debriefing (2); Simulador de Gerenciamento de vias Aéreas e Intubação Tamanho Adulto (6); Simulador de Pressão Sanguínea (1); Manequim Tronco adulto (2); Manequim Tronco infantil (2); Simulador de Exame de Próstata (6); Simulador de Braço para

Punção Intravenosa (4); Simulador Para Treino de Intubação Bebê (4); Simulador Ginecológico (2); Simulador de Gerenciamento de vias Aéreas e Intubação Tamanho Pediátrico (4); Simulador de Enema e Cateterização Vesical (2); Simulador de Cricotirotomia (2); Simulador de Gerenciamento de Vias Aéreas e Intubação Tamanho Bebê (4); Manequim Tronco Adulto QCPR (1); Simulador Interativo de Paciente Real (1); HAL s3000 (2); HAL S3000 – Wireless and Tetherless, Prehospital and Nursing Care Patient Simulator (2); Simulador Avançado Cardiovascular (1); Simulador de Exame de Mamas (2); Desfibrilador Externo Automático de Treinamento (4); Mr. Hurt Head Trauma Head (1); Manekin Compressor (1); Manekin Infant Crisis (1); Simulador Interativo de Paciente Real

(1); Simulador Interativo de Paciente Real Bebê; Little Anne QCPR (1); PTZ Monitor (2); Sistema de Captura de Imagens e Debrifieng (2); Harvey (1).

Programas de simulação realística: SimMan 3G, Hal S1000, Baby Anne, pneumotórax trainer, Laerdal AED trainer, entre outros).

Informações adicionais: O Centro de Simulação e Habilidades Médicas é composto por laboratórios multiprofissionais e multidisciplinares, que apresentam tecnologias avançadas e equipe capacitada. Nestes espaços de ensino, a aprendizagem é disparada pela vivência de situações simuladas da realidade, que fomentam a discussão e aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, bem como de atitudes, necessárias para lidar com situações semelhantes. 

A estrutura dos laboratórios do Centro de Simulação e Habilidades Médicas possibilita ao discente o desenvolvimento das habilidades práticas, cognitivas e comportamentais dos futuros profissionais. O ambiente conta com equipamentos tecnologicamente avançados que permitem um aprendizado eficiente em um ambiente seguro e controlado. Através da simulação realística, o aluno integra conhecimento científico, humanístico e tecnológico à formação de profissionais comprometidos com a qualidade assistencial e ética.