CTPEC | Setor de Laboratórios campus Uruguaiana

CTPEC

CENTRO DE TECNOLOGIA EM PECUÁRIA – CTPEC

Contato: https://www.ctpecunipampa.com.br/

Responsável: Ricardo Pedroso Oaigen; Deise Castagnara de Vargas; Tiago Gallina Correa e Guilherme de Medeiros Bastos.

Cursos vinculados: Medicina Veterinária

Componentes curriculares atendidos: Obstetrícia; bovinocultura de leite; ovinocultura; reprodução animal; bovinocultura de corte; iniciação a medicina veterinária; extensão rural; gestão e planejamento rural; nutrição animal; forragicultura; parasitologia; doenças parasitárias.

Atividades de pesquisa: IATF; IAETF; Regulação do ciclo estral e inseminação de ovinos; transferência e congelação de embriões; congelação de sêmen; produção de forragens conservadas; nutrição de bovinos leiteiros; verminose ovina; tristeza parasitária dos bovinos; estratégias de gestão rural; diagnóstico do setor pecuário; suplementação de bovinos de corte a campo.

Principais equipamentos: Os equipamentos estão distribuídos entre os seguintes laboratórios que compõem o CTPEC: Repropampa; Lab. de parasitologia veterinária; Lab. de nutrição e forragicultura; Setor de bovinocultura leiteira.

LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO E OBSTETRÍCIA VETERINÁRIA – REPROPAMPA

O Repropampa é um dos laboratórios que integra o Centro de Tecnologia em Pecuária – CTPEC.

Responsável: Guilherme de Medeiros Bastos

Cursos vinculados: Medicina Veterinária

Componentes curriculares atendidos: Obstetrícia Veterinária; Reprodução Animal e Ovinoculturra

Atividades de pesquisa: Inseminação artificial em tempo fixo (IATF); inseminação artificial com detecção de estro e em tempo fixo (IAETF); sincronização de cios e inseminação artificial em ovinos; transferência e congelação de embriões; congelamento de sêmen de ruminantes.

Principais equipamentos: Microscópio binocular Olympus; Ultrassom Aloka; Eletroejaculador Duboi; Estereomicroscópio binocular Leica; Material cirúrgico para laparoscopia; Estufa de esterilização e secagem (antiga);