Encontro síncrono da componente “Atividade Experimental Problematizada” (AEP) no Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências e Tecnologias

No dia 19 de junho de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva ministrou mais um encontro síncrono da componente Atividade Experimental Problematizada (AEP), no curso de Pós-Graduação em Especialização Ensino de Ciências e Tecnologias, ofertado neste semestre pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Participaram de forma síncrona os discentes Janiele, Wesllen e Raquel, enquanto os demais alunos matriculados assistiram à aula de maneira assíncrona.

No encontro, o professor deu continuidade e fechamento ao tópico, concentrando sua atenção na estrutura organizacional da Atividade Experimental Problematizada (AEP), que dá título à componente. O professor introduziu o assunto explicando que a AEP está estruturada sobre duas bases teóricas. A primeira delas é o eixo pedagógico, utilizando a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), em que o compromisso é ensinar buscando o aprender. Além disso, no âmbito da AEP, há o compromisso de trabalhar a partir de uma imagem científica que leve o sujeito a perceber a Ciência como uma construção humana. A AEP utiliza fundamentos da Epistemologia de Thomas Kuhn com esse propósito. Ao final da aula, o professor enfatizou a importância da AEP como uma metodologia que não apenas versa sobre conteúdos científicos, mas também promove uma compreensão mais profunda e uma visão crítica da Ciência.

Para maiores informações, veja a auna na íntegra, a partir do vídeo…