Apresentação de trabalho no III SIMPPÓS da Unipampa: compartilhando pesquisas em Ensino de Ciências

No dia 25 de setembro de 2024, …

… a acadêmica e bolsista PRO-IC – PROPPI/UNIPAMPA, Mirella Branco da Trindade, apresentou seu trabalho no III Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação, realizado no campus de Caçapava do Sul da Unipampa.

O trabalho foi intitulado Ensino de Ciências, metodologias e relações epistêmicas: uma Análise Textual Discursiva emergente da RBPEC. Sua participação foi extremamente importante para o evento, trazendo reflexões valiosas sobre o tema.

 

🎓 Curso: Atividade Experimental Problematizada (AEP) 🚀

Estão abertas as inscrições para o curso Atividade Experimental Problematizada (AEP), destinado a docentes de Biologia, Química e Ciências. O curso será realizado de 03 de outubro a 14 de novembro de 2024, com aulas online nas quintas-feiras, das 19h às 20h30, totalizando uma carga horária de 20 horas. Será ministrado pelo Prof. Dr. André Luís Silva da Silva (Unipampa).

Serão oferecidas 20 vagas, tendo-se como pré-requisito formação na área de Ciências da Natureza ou afins. Durante o curso, os participantes serão desafiados a criar, abordar e resolver problemas sociais, ambientais, políticos e/ou urbanísticos, utilizando práticas experimentais em um ambiente criado para incentivar o pensamento crítico e reflexivo.

📸 Veja mais detalhes na imagem abaixo!

📌 Inscreva-se já e garanta sua vaga: https://forms.gle/bzuidqGW3uFmhw8Y9

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: redesacci@unipampa.edu.br

E-book: investigando a qualidade do ar pela AEP

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Química (UFES/Vila Velha-ES) apresenta o novo e-book: Investigando a Qualidade do Ar com a Atividade Experimental Problematizada (AEP), desenvolvido pelos pesquisadores Otávio Marcone Gonçalves, Fabiana da Silva Kauark e Paulo Rogério Garcez de Moura. O estudo foca na análise da emissão de pó preto na Grande Vitória (ES), utilizando a AEP como metodologia para investigar as partículas sólidas emitidas na região metropolitana. O material visa promover um aprendizado significativo a partir da qualidade do ar, conectando conceitos científicos com os desafios ambientais locais.

 Acesso E-book no link:            file:///C:/Users/mirel/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/PRODUTO%20EDUCACIONAL%20FINAL%206.pdf                 

Relações Unipampa – UFES: reunião com o Reitor da UFES – Educação e Ensino de Química no Espírito Santo

Em sua visita à Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), …

… na tarde do dia 28 de agosto de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, coordenador do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da UNIPAMPA, se reuniu com o Prof. Dr. Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), para discutir atuais empreendimentos relacionados à Educação e ao Ensino (de Química) no estado do Espírito Santo. O encontro foi organizado pelo docente da UFES, Prof. Dr. Paulo Rogério Garcez de Moura, o qual participou da reunião.

Durante a reunião, que ocorreu na UFES, foram abordadas questões fundamentais para o avanço da educação química na região, incluindo o fortalecimento de parcerias institucionais, o apoio a projetos de pesquisa voltados ao Ensino de Química e a implementação de estratégias para a formação de professores.

Esse encontro destaca a importância da colaboração entre Universidades e Grupos de Pesquisa para a melhoria contínua da qualidade do ensino de Química, reforçando o papel do EnASCi na promoção de práticas pedagógicas inovadoras e no desenvolvimento de ações que atendam às necessidades educacionais da comunidade.

Relações Unipampa – UFES: palestra sobre Resolução de Problemas e Experimentação no Ensino de Química junto ao ProfQui/IFES

Em sua visita à Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), …

… na tarde do dia 28 de agosto de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, coordenador do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da UNIPAMPA, apresentou a palestra intitulada Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de Química. A apresentação fez parte do Seminário do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (ProfQui/IFES, Campus Vila Velha, ES), e Contou com a participação virtual dos professores e mestrandos do referido programa, provenientes de diferentes regiões do Estado do Espírito Santo, no Seminário do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui), realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

A palestra abordou a integração entre a resolução de problemas e a experimentação em Química, mediada pelo processo da Atividade Experimental Problematizada (AEP), uma estratégia didático-pedagógica inovadora para o ensino de conceitos/princípios químicos. Esse evento reforçou a importância da articulação entre teoria e prática no Ensino de Química, destacando o papel da AEP na formação de estudantes e profissionais da área.

Relações Unipampa – UFES: participação na banca avaliadora de Exame de Qualificação de Mestrado na UFES

Em sua visita à Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), …

… na manhã do dia 28 de agosto de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, coordenador do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da UNIPAMPA, participou como membro externo da banca avaliadora no Exame de Qualificação de Mestrado da discente Gyovana Lima Welsing, do Programa de Pós-graduação em Química (PPG/CCE/UFES).

A banca foi composta pelo Prof. Paulo R. G. Moura (orientador), Prof. Cleocir J. Dalmaschio (membro interno), Profª Marta A. Machado (coorientadora) e Prof. Dr. André L. S. Silva (membro externo).

O trabalho da mestranda, intitulado Produção de bio-óleo a partir da pirólise de resíduo da cultura de pimenta-do-reino capixaba: aplicação educacional em Cinética Química por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP), explorou a produção de bio-óleo a partir de resíduos agrícolas e sua aplicação educacional no ensino de Cinética Química. A pesquisa destacou o uso da metodologia de Atividade Experimental Problematizada (AEP) para contextualizar e favorecer a aprendizagem de temáticas da Química. A participação do Prof. Dr. André no exame reforça o compromisso do EnASCi com a integração da pesquisa científica e práticas pedagógicas inovadoras.

 

Relações Unipampa – UFES: seminário sobre o uso dos “Indicadores de Desempenho Cognitivo (IDC) no Ensino de Química”

Em sua visita à Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), …

… na tarde do dia 27 de agosto de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, coordenador do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da UNIPAMPA, conduziu uma Reunião de Trabalho tratando do tema Uso dos Indicadores de Desempenho Cognitivo (IDC) no Ensino de Química. A atividade integrou o Seminário Formativo em Química do Programa de Pós-graduação em Química (PPG/CCE/UFES).

O evento contou com a participação de doutorandos e mestrandos do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Química, além de professores pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Durante o evento, foram discutidas análises qualitativas relacionadas às aprendizagens em Química, destacando a aplicação dos IDC como ferramenta para avaliação do desempenho cognitivo dos estudantes.

A atividade reforça o compromisso do EnASCi/UNIPAMPA e do LAPEQ/UFES com a pesquisa em metodologias de ensino, oferecendo novas perspectivas para a avaliação qualitativa e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas no campo das Ciências e da Química, em particular.

Relações Unipampa – UFES: apresentação da palestra intitulada “Ensino, Aprendizagem e Alfabetização Científica em Química” no PPG/CCE/UFES

Em sua visita à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)…

… na manhã do dia 27 de agosto de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, coordenador do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da UNIPAMPA, proferiu a palestra intitulada Ensino, Aprendizagem e Alfabetização Científica em Química, integrada ao Seminário em Química do Programa de Pós-graduação em Química (PPG/CCE/UFES).

A palestra contou com a presença de professores, doutorandos e mestrandos do programa, além de alunos de iniciação científica dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química. Também se fizeram presentes professores convidados do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, Campus Vila Velha) e representantes da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. O evento proporcionou um espaço enriquecedor de discussões sobre práticas pedagógicas inovadoras e a Alfabetização Científica como um propósito potencial ao Ensino de Química, destacando-se como um momento de integração e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais da área.

Relações Unipampa – UFES: reunião com a Coordenação do PPGQ/UFES e Professores dos Programas PPG/UFES e ProfQui/IFES

Em sua visita à Universidade Federal do Espírito Sando (UFES), …

… na tarde do dia 26 de agosto de 2024, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Caçapava do Sul, e coordenador do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi), esteve presente no Seminário Formativo de Educação Química/ES promovido pelo Programa de Pós-graduação em Química (PPG/CCE/UFES). O evento foi organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química (LAPEQ/CCE/UFES), parceiro do EnASCi. Durante o seminário, o Prof. Dr. André buscou contribuir ao fortalecimento das parcerias entre as instituições envolvidas.

A programação incluiu uma reunião com a coordenação do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ/UFES) e professores dos programas PPG/UFES e ProfQui/IFES na tarde do mesmo dia. O evento representou um importante momento de troca de experiências e alinhamento de pautas de trabalho entre os grupos de pesquisa, reforçando o compromisso do EnASCi com o desenvolvimento de práticas inovadoras e formativas no Ensino de Química.

Divulgando o grupo de pesquisa EnASCi, na XIII FEIRA DE CIÊNCIAS (campus Caçapava do Sul)

✨ Hoje, 30 de agosto de 2024, o grupo de pesquisa, Núcleo Caçapava, EnASCi (Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) esteve presente na XIII Feira de Ciências no campus de Caçapava do Sul!

🎓 As acadêmicas Mirella Branco da Trindade e Francielle Colman representaram o grupo e tiveram a oportunidade de divulgar as linhas de pesquisa que estamos desenvolvendo, com foco no Ensino e Aprendizagem com viés na Experimentação em Ciências.

🔍 Foi um momento enriquecedor, onde pudemos compartilhar nosso trabalho e interagir com a comunidade acadêmica e visitantes da feira.