Inclusão educacional de pessoas com autismo em idade escolar regular

Apresento a vocês o relato sobre a entrevista de rádio que foi realizada em 06/02/2020. O assunto abordado no dia foi INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM AUTISMO EM ESCOLA REGULAR, tendo como entrevistados o professor da Unipampa, Campus Itaqui, Paulo Silveira, e os discentes do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Pamela Piardi e Taylan Alderette. Inicialmente, foi explicado o básico sobre o assunto abordado. Logo depois, foram elaboradas algumas perguntas pelo entrevistador, cujo nome não pedimos permissão para citar. De acordo com a Rádio, cada um demonstrou relevância por determinada parte do projeto. Segue a publicação da rádio nas próximas linhas: Para o professor Paulo Silveira, a inclusão continua sendo um desafio: “um deles é em relação ao conhecimento que as pessoas têm. É um aprender fazendo. Queremos que a comunidade compreenda melhor e possa acolher esses alunos”.

A estudante Pamela Piardi acredita que as dificuldades começam com a aceitação na própria família: “Quando tu aceitas essa criança, tu sabes que vai ter que mudar o teu cotidiano. Ela vai precisar de alimentação especial, cuidado especial, e só vai ter isso a partir da família. O medo é natural, mas tem que ser enfrentado. Os pais têm que se orgulhar dos filhos autistas e levantar essa bandeira”.

Já o estudante Taylan Alderette entende que as dificuldades existem porque falta conhecimento sobre o autismo: “É um estudo que está começando. A interação precisa ter um equilíbrio entre a parte clínica, a família e a escola. Tivemos contato com professores que nos relataram as dificuldades. Alguns pais não aceitam”. A entrevista foi de suma importância para a Unipampa e, principalmente, para o BICT. Tudo isso mostra que a interdisciplinaridade está ganhando força na Universidade e, assim, os discentes podem buscar uma educação superior melhor para suas formações.