Estamos seguros no Mundo Virtual?

Pro Débora Patrícia Ströher, acadêmica do Bacharelado em Ciência da Computação
deborastroher.aluno@unipampa.edu.br

Este Artigo de Opinião foi produzido no primeiro semestre letivo de 2021 para o componente curricular Ética e Legislação em Computação do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ministrado pela Prof.ª Dra.ª  Amanda Meincke Melo, http://lattes.cnpq.br/3659434826954635.

Em decorrência da evolução cada vez mais rápida da Internet e do desenvolvimento de aplicações voltadas a ela, a segurança da informação tornou-se um tema de extrema importância para o nosso dia a dia. Utilizamos a Internet para realizar desde atividades comuns, como acessar redes sociais ou nos informarmos, como também para acessar aplicativos de bancos, realizar pagamentos e até mesmo trocar informações confidenciais.

Um estudo recente divulgou que existem 4,72 bilhões de usuários de Internet no mundo hoje. Isso gera um número gigantesco de informações sendo trocadas diariamente, nem sempre com a devida segurança necessária – o que acaba atraindo olhares de pessoas com intenções maliciosas no uso desses dados. Constantemente vemos reportagens sobre invasões e roubo de dados ao redor do mundo, causando danos financeiros graves para empresas ou até mesmo para a vida das pessoas.

Contudo, empresas de desenvolvimento muitas vezes não se preocupam com questões de segurança, porque isso exige um investimento de tempo e dinheiro em capacitações. Além disso, é pouco comum que o profissional da área da Computação receba essa capacitação durante a sua graduação.

Para mudar essa realidade precisaríamos de um processo de formação diferente do atual, incluindo a preocupação com a segurança dos dados desde a graduação e priorizando cada vez mais esse tema tão relevante.

Versão do texto em *.pdf: Clique aqui

  • Fontes

DATAREPORTAL. Digital Around the World. [2021?]. Disponível em: https://datareportal.com/global-digital-overview. Acesso em: 08 jul. 2021.

GOMES, M. R. A Formação Profissional De TI No Âmbito Da Segurança Da Informação: estudo de caso em Instituições de ensino superior de Santa

Catarina. Florianópilos: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/1180/TCC%20Marcelo%20Gomes%20-%20Seguran%C3%A7a%20-FINAL.pdf?sequence=1. Acesso em: 08 jul. 2021.