CiênciAção: sala de imprensa | CiênciAção – Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural

CiênciAção: sala de imprensa

Sala de Imprensa Virtual

Esta seção é destinada à mídia local, regional e nacional, com o intuito de disponibilizar conteúdo de acesso rápido e fácil das principais informações do CiênciAção: Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica.

Dessa forma, na Sala de Imprensa, é possível conferir os releases feito pela Assessoria de Comunicação do Projeto, que podem ser publicados na íntegra pelos veículos de comunicação – respeitando a autoria dos escritores – ou, então, servindo de base para reportagens, entrevistas e o que mais interessar à imprensa.

Entre em contato conosco

Facebook: CienciAção

Instagram: @cienciacao_

Pesquisa da Unipampa investiga relação entre nutrição e estereótipos femininos

Por Tamires Peixoto

A estudante de nutrição Alice da Cruz percebeu, por meio da própria experiência, o quanto o padrão estético em torno das mulheres pode afetar a imagem profissional das nutricionistas.

Nutricionista toma refrigerante? Nutricionista deve estar dentro de um padrão corporal imposto pela sociedade como belo? Essas foram algumas questões confrontadas por Alice da Cruz, ao ingressar no curso de Nutrição, na Universidade do Pampa – Unipampa, no campus de Itaqui. Esses questionamentos viraram objeto de sua pesquisa de conclusão de curso, sob orientação da docente Cristina Lovato, vinculada ao campus de Itaqui. Desse modo, o estudo investigou a interferência de estereótipos na percepção do profissional nutricionista e se há perfil almejado no mercado de trabalho.

Conforme relata a discente, o primeiro passo da pesquisa foi ouvir os profissionais de nutrição para entender a percepção deles sobre o tema: “primeiro realizamos uma pesquisa online com os nutricionistas para saber se eles já haviam passado por alguma situação em que a aparência física foi relacionada com a profissão”. A partir das respostas dessa pesquisa e de outros dados coletados – como perfil exigido pelas vagas disponíveis de emprego aos profissionais de nutrição -, a estudante conseguiu obter um breve panorama na relação entre saúde e padrão corporal.

“Parece haver um alinhamento entre a aparência física, em termos de padrão antropométrico, e a percepção sobre a área em conformidade com os padrões estéticos vigentes de magreza”, afirma Alice da Cruz. Segundo ela, também foi constatado que o estereótipo de magreza é um aspecto constitutivo da identidade do nutricionista.

Essa pesquisa derivou um artigo científico publicado na Revista Ideação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). E também estará presente na 6ª edição do Jornal Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que faz parte do Projeto CiênciaAção: Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural.

Sobre o CiênciAção – o Projeto de Ensino CiênciAção origina-se a partir de uma inquietação de docentes, técnicos e estudantes da Unipampa e, também, colaboradores externos em aproximar a universidade da sociedade em que ela está inserida. Para isso, foi criado um Jornal Online, de periodicidade mensal, com o intuito de criar, produzir e reproduzir conteúdos relacionados à ciência, tecnologia, arte e cultura. Cristina Lovato, coordenadora do projeto, afirma que o objetivo “é informar, entreter e promover a qualificação da leitura e da escrita no contexto universitário com fins de popularização da ciência e artes”. O projeto agora segue em fase de ampliação para um Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural. Para conhecer mais o CiênciAção, acesse sites.unipampa.edu.br/cienciacao.