Apresentação da 13ª edição do CiênciAção

Por Equipe CiênciAção

Está no ar a 13ª edição do CiênciAção. Essa edição é muito especial porque encerra um ciclo e aponta para um novo recomeço cheio de novidades. O objetivo continua o mesmo: popularizar a ciência, mas agora com o foco direcionado para as Humanidades. Consideramos que cumprimos o nosso papel enquanto projeto de extensão ao demonstrar a importância de divulgar a ciência feita na Unipampa para a sociedade. Inspiramos. Na Unipampa, o processo de formação de palavras chamado acrônimo se popularizou como uma alternativa criativa para nomear projetos e grupos de pesquisa. Isso ilustrou o viés tecnológico da linguagem.

Para encerrar esta primeira fase do CiênciAção, a 13ª edição traz uma série especial de artigos de opinião escritos por estudantes do curso de Engenharia de Software da Unipampa, do campus Alegrete. Os textos foram produzidos sob orientação da Prof.ª Amanda Meincke Melo.  Na seção Observatório, trazemos uma entrevista feita pelo jornalista Eduardo da Silva Vieira com o nosso colega do campus Itaqui, Leandro Fleck, sobre o seu novo livro “Eu não sou um lobisomem juvenil”, lançado recentemente na Feira do livro de Porto Alegre. Ainda na seção Observatório, os estudantes que fazem parte da equipe do projeto mostram a pesquisa que apresentaram na 13ª edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), da Universidade Federal do Pampa. Em Convite à leitura, quem faz o convite é Gustavo de Souza Pinto, discente do sétimo semestre do Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal da Unipampa, campus São Gabriel. A sugestão de leitura é o livro “A vida secreta das árvores: O que elas sentem e como se comunicam”.

Na seção Artes e Cultura, recebemos a contribuição de Cátia Simone Machado Moraes, aluna do oitavo semestre de Letras EaD na Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, Polo Alegrete. Apaixonada por Literatura desde a infância, hoje realiza aos 44 anos o sonho de cursar Letras. Em Meu Trabalho Nota 10, recebemos duas contribuições, uma da acadêmica do curso de Letras EAD/UAB, Mariane Larissa Lima Debus, e outra do acadêmico do curso de Engenharia ambiental, Gustavo Souza Pinto, campus São Gabriel. Em CiênciaAção Mulher, Nathálie Debus Borges, Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Unipampa, campus Itaqui, conta a sua trajetória no curso e sobre o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Por fim, em Blog e Colunista, Walker Douglas Pincerati, diz adeus à Unipampa e aos seus alunos e suas alunas do curso de Letras EAD em uma carta em que relata a sua experiência em um curso na modalidade a distância. O texto tem o potencial de despertar nos e nas docentes a essência da profissão docente, o aspecto humano. Ademais, ilustra a natureza transitória das metodologias e dos métodos da prática pedagógica que se moldam conforme a realidade dos alunos e do contexto de ensino. A carta do Walker também encerra a primeira fase do CiênciAção que ocorreu no período da Pandemia. A título de curiosidade, na primeira edição do CiênciAção, em abril de 2020, o Prof. escreveu um texto intitulado “Uma croniquinha sobre a EAD: ela não é pra qualquer um”. O texto era justamente sobre os preconceitos que rondam essa modalidade de ensino. Assim, nada mais justo do que encerrarmos esta etapa do projeto com uma carta de despedida escrita por ele.

A equipe do CiênciAção deseja uma boa leitura a todos, todas e todes.

E se você quer colaborar com o CiênciAção envie um email para contatoeditores@gmail.com.

Versão do texto em *.pdf: Clique aqui
Edição completa em *.pdf: Clique aqui