CiênciAção Mulher | CiênciAção – Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural

CiênciAção Mulher

CiênciAção Mulheres: um espaço de escuta sensível

Se você já foi constrangida ou sofreu assédio no ambiente acadêmico e quer compartilhar a sua experiência, o CiênciAção disponibiliza um espaço chamado CiênciAção Mulheres: um espaço de escuta sensível.

Segundo a Prof.ª Cristina Lovato, docente da UNIPAMPA, campus Itaqui, coordenadora dos projetos de extensão Grupo de Estudos HeForShe: Momento dElas e CiênciAção: Observatório de Divulgação Científica e Cultura, “o intuito do canal é conhecer a realidade das estudantes da UNIPAMPA em relação a constrangimentos e assédios sofridos no ambiente acadêmico”.  

Cristina também destaca que “este é o momento de enfrentarmos essa situação para propor ações que visem coibir atitudes de preconceito e machismo de todos os tipos na UNIPAMPA”.

Por sermos um observatório, buscamos transformar essas informações em dados e levá-los à gestão da UNIPAMPA.  A seguir está disponibilizado um link para um formulário. Não é necessário se identificar, pedimos apenas que informe o seu campus e o curso. Ainda, é possível optar por permitir que o relato faça parte do dossiê que será apresentado à gestão ou não. O formulário está acompanhando de um termo de consentimento.

Sobre assédio

O assédio define-se como uma prática abusiva que desrespeita a integridade física e mental das pessoas. São exemplos de assédio:

  1. Atitudes de conotação sexual que não sejam consentidas pela vítima.
  2. Comentários e piadas que vissem constranger uma pessoa ou um grupo de pessoas (piadas e preconceito quanto a aspectos físicos – gordofobia – ou cognitivos de uma pessoa).

Quer saber mais, leia o texto Uma breve conversa sobre assédio moral escrito pela nossa colaboradora externa, a Advogada Mariane Contursi Piffero (OAB/RS 80.297B), e a Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral – informe-se e faça a diferença no ambiente de trabalho elaborado pela UNIPAMPA/ PROGEPE. 

Por Grupo de Estudos HeForShe: Momento dElas e Comitê de Gênero e Sexualidade da UNIPAMPA, Campus Itaqui.