Pro Murillo Matos Marques, Thaís Nogueira dos Santos Borges, Jackson Iuri dos Reis, Bruna Ramires Bettim, Luiza de Brito Marques e Cristina dos Santos Lovato
A seguir, você confere na íntegra o resumo e o vídeo da pesquisa realizada pelos estudantes que fazem parte da equipe do projeto CiênciAção. O trabalho foi apresentado na 13ª edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), da Universidade Federal do Pampa.
CIÊNCIAÇÃO: A INSERÇÃO POLÍTICA DOS CIDADÃOS NA TOMADA DE DECISÕES PÚBLICAS SOBRE CIÊNCIA
Murillo Matos Marques, discente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias, Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui
Thaís Nogueira dos Santos Borges, discente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias, Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui
Jackson Iuri dos Reis, discente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias, Campus Itaqui
Bruna Ramires Bettim, discente de Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja
Luiza de Brito Marques, discente de Biotecnologia, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel
Cristina dos Santos Lovato, docente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias, Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui
e-mail primeiro autor – murillomatos.aluno@unipampa.edu.br
A pandemia de coronavírus (Covid-19) serviu de alerta para demonstrar a necessidade de informar a sociedade sobre a natureza da atividade científica e sua importância para a sociedade. Tanto que a ciência figurou como a única possibilidade de enfrentamento do caos econômico e da crise sanitária instaurada nos últimos dois anos. A compreensão da natureza da atividade científica e da pesquisa é tema de debate em várias áreas de conhecimento. A divulgação científica, enquanto um dos eixos da comunicação da ciência, cumpre a função de informar, em uma linguagem acessível por meio da utilização de um conjunto de recursos linguísticos, a sociedade no geral sobre Ciência e Tecnologia (C&T) de modo a inseri-las no cotidiano da população. À vista disso, o projeto CiênciAção: Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural, desenvolvido na Unipampa, no campus Itaqui, é uma mídia on-line cujo objetivo é contribuir para a compreensão pública da ciência através da publicação de textos sobre projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos nos dez campi da instituição. A equipe do projeto é constituída por acadêmicos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do campus de Itaqui, Publicidade e Propaganda do campus São Borja e Biotecnologia do campus São Gabriel, bem como docentes e técnicos da Unipampa e colaboradores externos. Este trabalho corresponde à primeira etapa de uma pesquisa mais ampla. Aqui apresentamos os dados coletados a partir de um formulário elaborado na plataforma Google forms e enviado por e-mail aos servidores e discentes da Unipampa e que ficou aberto por vinte e quatro horas. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se na pesquisa participativa. Supõe-se que esse tipo de metodologia possibilite a interação entre os sujeitos participantes da pesquisa em todas as atividades educativas propostas (GIL, 2002). O formulário foi composto pelas seguintes questões: 1) Você conhece o CiênciAção, 2) Por qual mídia digital você conheceu o CiênciAção?, 3)Você acha importante divulgar as ações de pesquisa e ensino da UNIPAMPA, 4)Com que frequência você tem acesso a textos científicos, além do CiênciAção? e 5)Qual sua opinião sobre o site do CiênciAção? Obtivemos 30 respostas. Quanto à questão Você conhece o CiênciAção? 56,7% responderam que sim, e 40%, que não conhecem. Para a questão Por qual mídia digital você conheceu o CiênciAção?, 40% responderam que conheceram o projeto partir do e-mail institucional, 20% pelo Instagram, 16% a partir do Facebook, 8% pelo Site do Observatório, 4% participando do projeto, 4% a partir de docentes e 4% pelo formulário de pesquisa enviado via WhatsApp. Em relação à questão Você acha importante divulgar as ações de pesquisa e ensino da UNIPAMPA?, recebemos 30 respostas totalizando 100%. Para a questão, com que frequência você tem acesso a textos científicos, além do CienciAção? Foram recebidas três respostas na escala 1 (10%), seis respostas na escala 2 (20%), nove respostas na escala 3 (30%), cinco na escala 4 (16,7%) e sete na escala 5 (23,3%). Na questão que perguntava a opinião da comunidade acadêmica sobre o projeto, a maioria respondeu que o projeto desempenha um papel muito importante na instituição para que a população tenha conhecimento sobre o que é produzido e conheça o quanto a universidade está presente em nosso entorno. Os resultados coletados até o momento sugerem que a comunidade acadêmica percebe a necessidade de promover uma compreensão pública da ciência para torná-la uma ferramenta política para que o cidadão possa exercer seus direitos, bem como desenvolver uma percepção pública da ciência de modo a adquirir um conjunto de atitudes em relação C&T que possam ser observadas nas suas intenções e atitudes comportamentais em seu dia a dia. Essas habilidades permitem ao indivíduo acessar o conhecimento C&T e, ao ter senso de posse desse conhecimento, explorar suas ramificações com entendimento sobre a natureza e o funcionamento da ciência.
Palavras-chave: Divulgação Científica; Mídia On-line; Percepção pública da ciência.
Para acessar a apresentação, basta clicar no link: https://youtu.be/N8GDsc-B9N0
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