Meu trabalho nota 10

Por Mariane Larissa Lima Debus

Olá, me chamo Mariane Larissa Lima Debus, sou natural de Santiago/RS, mas resido atualmente em Itaqui/RS. Sou acadêmica do 8º semestre de Letras – EAD/UAB Unipampa. Venho aqui apresentar o meu Trabalho de Conclusão de Curso I, o qual desenvolvi no 7º semestre orientada pela Prof.ª Dr.ª Denise Aparecida Moser. O tema da minha pesquisa foi “A Importância do Estudo da Gramática Reflexiva: Impacto no Preconceito Linguístico”.

O referido trabalho dispõe sobre a relevância, da gramática reflexiva, visto que, presenciamos em nosso dia a dia que o uso da norma padrão caminha com a linguagem informal ou conotativa de modo que, quando estamos dialogando em uma conversa no WhatsApp ou em outras mídias sociais e aplicativos de mensagens, podemos nos valer de uma linguagem sem pré-requisitos.

Quando estamos reunidos com amigos ou familiares em um churrasco de domingo, em uma festa de aniversário ou em outra situação a qual não exige formalidades, não nos sentenciamos a utilizar a norma culta. Outrossim, uma apresentação de relatório em uma empresa, a apresentação de um trabalho acadêmico, ou qualquer outra circunstância que requeira protocolos ou determinações específicas, temos de nos embasar na norma padrão.

Sendo assim, no meu Trabalho de Conclusão de Curso I procuramos por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza básica, com objetivo descritivo, e levantamento bibliográfico em livros, artigos científicos e demais materiais teóricos sobre a temática do estudo, analisar se a gramática reflexiva é suficiente para garantir o uso da norma padrão da Língua portuguesa sem que haja preconceito linguístico no Brasil, perceber se a gramática reflexiva permite o processo de comunicação e interação social e ponderar se a gramática reflexiva é aplicada no dia a dia.

Versão do texto *.pdf: Clique aqui

Quer saber mais sobre o assunto, a seguir algumas sugestões de leitura:

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BAGNO, Marcos. Dramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Loyola, 2000.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

PERINI, Mário. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 2000.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. rev. e atual. Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em:  https://www.atfcursosjuridicos.com.br/repositorio/material/3-leitura-extra-02.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.