SaveMat – Soluções em áudio e vídeo para o estudo da Matemática

O projeto SaveMat, iniciado em agosto de 2019, é uma colaboração entre docentes e discentes do curso de Matemática Licenciatura, do Campus Itaqui. A ideia surgiu ao se evidenciar a necessidade de auxiliar e de intervir de modo concreto junto aos acadêmicos do curso, em componentes da matriz curricular específicas da Matemática, como por exemplo, Teoria Elementar da Funções, Cálculos I, II, III e IV.

Com o passar dos anos e o aperfeiçoamento dos meios digitais, as mídias eletrônicas se tornaram muito mais atraentes aos olhos humanos. Segundo estudos realizados pelas empresas Hootsuite e We Are Social, o Brasil é o terceiro país no mundo onde as pessoas permanecem mais tempo conectadas, cerca de nove horas por dia. Mediante a isso, o uso de recursos audiovisuais no estudo e aprendizado de conceitos científicos se torna interessante, visto que, o uso de metodologias formais de estudo não é algo dinâmico e pode ser menos motivante aos acadêmicos.

Somado a isso, a falta de tempo e disponibilidade para o estudo extraclasse em cursos noturnos, quando muitos dos alunos trabalham durante o dia, traz maiores dificuldades no acompanhamento do curso, acarretando consequentemente em um menor rendimento acadêmico. Dessa forma, enquanto educadores, podemos intervir através de ações que facilitem o acesso e tragam de modo objetivo e fracionado conteúdos de cunho científico trabalhados em sala de aula.

Essa possibilidade e necessidade de ação via projetos que possibilitem a utilização, por parte dos alunos, de curtos períodos de tempo fora da sala de aula de uma forma mais adequada e eficiente é verificada em uma pesquisa realizada com alunos da FAEEBA – Faculdade do Estado da Bahia, por Sonneville (1992). Em tal pesquisa foi constatado que os próprios alunos reconhecem a necessidade e importância do tempo de estudo extraclasse e de se melhorar essa situação.

Nesse sentido, através do projeto buscamos incentivar o estudo de conceitos matemáticos fundamentais no desenvolvimento intelectual, produzindo materiais didáticos complementares na forma de áudios e vídeos de curta duração. Nosso objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, estimulando uma cultura de estudo nos acadêmicos, além de promover a redução dos índices de reprovação e evasão no Curso de Matemática do campus de Itaqui.

O material didático é definido pelos docentes Alisson Darós Santos e Elisa Regina Cara, os quais elaboram e editam o conteúdo a ser gravado e pelos discentes Anny Elise antos Nunes e Gabriel Carpes Irala, diretamente envolvidos no projeto e pela discente Ketolyn Raylla Medeiros Silva Dias, responsável pela edição dos vídeos. A participação dos acadêmicos colaboradores trouxe uma linguagem mais acessível e diferenciada aos demais discentes do curso bem como despertou a vontade de se envolverem mais com o projeto.

Inicialmente, os vídeos foram gravados com os professores coordenadores e com os discentes Anny e Gabriel. Em seguida, os demais docentes e discentes do curso de Matemática foram convidados a participar dos vídeos. A adesão foi bastante significativa, como pode ser observado acessando os vídeos disponibilizados.

O tema é definido pelos docentes, que passam o referencial para o discente ou docente participante daquele vídeo, com diferentes exemplos, dando ênfase aos conceitos fundamentais do tema abordado. Nas referidas gravações, os participantes do projeto, bem como, os coordenadores do projeto, buscam sanar as eventuais dificuldades dos discentes, ressaltando os conceitos matemáticos envolvidos nos tópicos abordados em cada componente trabalhada. No primeiro semestre de execução do projeto foram gravados vídeos contendo a resolução de exercícios de Cálculo I. No decorrer do projeto, serão abordados outros temas, relacionados às componentes curriculares mencionadas anteriormente.

Para que os discentes pudessem acessar e/ou baixar esse material em seus celulares, computadores ou tablets, foi criado um canal no YouTube (Figuras 1 e 2) para a hospedagem de todos os vídeos elaborados. Procuramos com isso evidenciar a forma como as tecnologias estão presentes no cotidiano, representando uma ferramenta para estudo e absorção de conhecimento. Dessa forma, auxiliar no aprendizado não somente dos alunos do curso da Matemática como também de todos que buscam novas metodologias com relação aos temas em questão.

O canal é livre e aberto para o público, todos os vídeos são didáticos e relacionados ao ensino da matemática. Além disso, são aceitos comentários para que o público possa tirar dúvidas e também indicar novos temas. Devido a Pandemia Covid19, o projeto está temporariamente suspenso, entretanto, o canal no YouTube já conta com muito material, podendo ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC7SI4A6IfabAPEcTlHgxzTw.

 

Ketolyn Raylla Medeiros Silva Dias é acadêmica do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, UNIPAMPA – Campus Itaqui–. E-mail: ketolyndias.aluno@unipampa.edu.br
Gabriel Carpes Irala é acadêmico do curso de Matemática – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Itaqui –. E-mail: gabrielirala.aluno@unipampa.edu.br
Anny Elise Santos Nunes é acadêmica do curso de Matemática – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Itaqui–. E-mail: annynunes.aluno@unipampa.edu.br
Alisson Darós Santos é professor do Magistério Superior na UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, Campus de Itaqui/RS. Doutor e Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Graduado em Matemática, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. E-mail: alissonsantos@unipampa.edu.br

Referências e sugestões de leitura
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2003.
MORGAN, C. T.; DEESE, J.
Como Estudar. Livraria Freitas Bastos S.A, 1980.
SONNEVILLE, J. O Tempo de Estudo e de Trabalho do Aluno Universitário – Um Estudo de Caso da FAEEBA. Revista FAEEBA, 1992.
SOUZA, l. T. P. Estudo do Aluno Universitário para a Construção de um Projeto Pedagógico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1993.