Egresso do curso de Agronomia da UNIPAMPA/Itaqui-RS participou de intercâmbio na Alemanha

O estudante Francis Júnior Soldateli, graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui-RS, recentemente retornou da Alemanha, onde realizou intercâmbio na University of Applied Sciences, em Freising, no estado da Baviera.

Francis foi integrante do Grupo de Pesquisa em Fisiologia e Manejo de Plantas Hortícolas (GFIMAH), liderado pelo Professor Anderson Weber, e bolsista egresso do Programa de Educação Tutorial, PET Agronomia. Segundo Francis, a possibilidade de realizar intercâmbio na Europa sempre o interessou, pois acreditava que isso seria um diferencial para a sua qualificação profissional e pessoal, principalmente, quanto ao conhecimento de
novas espécies de plantas e técnicas agronômicas, as quais muitas vezes são particulares de cada região e ainda o conhecimento sociocultural, em suma, a respeito de costumes, tradições e idiomas.

Esse intercâmbio foi viabilizado por um convênio de cooperação internacional firmado entre a UNIPAMPA, por meio do Professor Dr. Anderson Weber, com a instituição na Alemanha, representada pelo Professor Dr. Dominikus Kittemann. O estado da Baviera publica anualmente um edital de bolsa para estudantes de Universidades da América Latina (BAYLAT), em fase de conclusão do curso de graduação, para realização de estágios e trabalhos finais de conclusão de curso. Francis foi aprovado no programa e recebeu uma bolsa mensal de 730,00 euros. O processo de seleção se baseia principalmente no currículo e, por isso, inclui toda a produção de trabalhos durante a graduação, histórico de notas, proficiência em inglês ou alemão, confecção da carta de intenções e de projeto de pesquisa.

Versão do texto em *.pdf: clique aqui.