Diretrizes | CiênciAção – Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural

Diretrizes

OBSERVATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
FOCO, ESCOPO E DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO

 

Quem somos e nossa missão

Somos um grupo de estudantes do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia que estudam, criam, produzem, reproduzem e distribuem conteúdos relacionados à ciência e à tecnologia com a missão de informar, entreter e contribuir para a qualificação da leitura e da escrita no contexto universitário e popularizar a ciência. Queremos, cada vez mais, ser um ambiente em que todas as áreas de conhecimento dialogam e se complementam em prol do progresso social e científico.

Política de publicação

O CiênciaAção: Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural é uma publicação mensal que recebe textos em fluxo contínuo. Para cada edição, será um escolhido um texto para o release – texto que divulga a edição em outros veículos de comunicação –. Todos os textos serão publicados após avaliação dos editores e, se preciso, enviados aos autores para correções.

Endereço eletrônico: contatoeditores@gmail.com

Endereço postal: Rua Luiz Joaquim de Sá Britto, s/n – Bairro Promorar – Itaqui – RS – CEP 97650-000 – Fone (55) 3432 1850 – Endereçado à Prof.ª Cristina dos Santos Lovato.

Mídias sociais:

Instargram Facebook
Objetivos

Criar e comunicar ideias e projetos sobre ciência, artes e cultura para estudantes, docentes e técnicos, tanto no âmbito interno do campus da UNIPAMPA, em Itaqui, como no âmbito externo, a sociedade no geral.

 Orientações gerais para publicação: a natureza da publicação

O CiênciAção: Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural tem como foco a publicação de textos de popularização da ciência que divulguem projetos, pesquisas e ações de grupos e de programas de pesquisa, ensino e extensão da UNIPAMPA e Culturas e Artes, no geral, bem como conteúdo pedagógico e educativo.

São aceitas também contribuições da comunidade externa que estejam de acordo com as diretrizes do CiênciAção. É importante destacar que os textos de popularização não competem com textos publicados em periódicos científicos. A divulgação científica tem propósito e público-alvo diferentes. Estabelece uma espécie de “ponte” entre a universidade e a sociedade de modo que as pessoas estejam cientes das ações da UNIPAMPA e das contribuições dessa instituição para o avanço econômico e social.

Todas as contribuições são bem-vindas, desde que estejam de acordo com os princípios éticos legais que orientam a escrita e a reprodução de textos em veículos midiáticos, tais como: respeito à propriedade intelectual e à imagem.  Qualquer ato que fira esses princípios e que se enquadre como uma má conduta científica é de responsabilidade do autor do texto publicado.

 Diretrizes para formatação e envio do texto

  1. O texto deve ser autoral e ter como objetivo popularizar a ciência, por isso, recomenda-se o uso de uma linguagem acessível ao público não especialista. Podem ser inseridos nos textos hiperlinks que remetam a informações sobre conceitos ou outras pesquisas citadas no texto. Prestamos todo assessoramento técnico necessário.
  2. O texto deve seguir os padrões estruturais de cada seção em relação ao número de páginas e à formatação.
  3. O corpo do texto deve estar em fonte Arial, tamanho 12, com adentramento de parágrafo de 1,25 cm e espaçamento entre linhas também de 1,5 com. As margens direita, esquerda, superior e inferior devem ter 2,25 cm. O corpo do texto deve estar justificado.
  4. O título deve estar centralizado em fonte Arial e tamanho 14, abaixo, sem espaço, deve estar indicada a autoria do texto (nome completo, formação, filiação institucional – caso haja – e e-mail) alinhada à direita.
  5. As citações, caso haja, deve seguir a ABNT NBR 10520.
  6. As referências bibliográficas são obrigatórias. Devem estar indicados os textos citados no corpo do texto antecedidos da palavra “Referências”, a um espaço simples do texto, em negrito, fonte Arial e tamanho 12, alinhada à esquerda, seguindo as normas da ABNT NBR 6023.
  7. Todos os textos devem conter pelo menos uma imagem relacionada ao tema do texto. Direitos autorais devem ser respeitados e conter autorização do uso de imagem, caso envolver terceiros.
  8. Todos os textos, após as referências, devem conter, no mínimo, três tags (palavras-chave do texto acompanhadas de uma hashtag “#” cada).
  9. O texto deve ser enviado, em anexo, para o endereço eletrônico contatoeditores@gmail.com em formato word ou odt (editáveis), e as imagens enviadas em anexo separadas do texto;
  10. Todos os textos enviados serão publicados obedecendo à ordem de envio.

Orientações para as seções

Observatório de Divulgação Científica: publica informações sobre ações, projetos e programas de pesquisa, extensão e ensino, em andamento ou concluídos, desenvolvidos na UNIPAMPA. O texto deve ter, no máximo, duas páginas. Imagens e referências não são levadas em consideração na contagem das páginas.

Informativo: informa à comunidade interna e externa sobre eventos que ocorrem no âmbito interno e externo da UNIPAMPA, campus Itaqui, com a participação de técnicos, docentes e estudantes. O texto deve ter, no máximo, dois parágrafos, contendo a descrição completa do evento e/ou atividade (dia, local, horário, envolvidos, por exemplo).

 Professor Nota 10: relata a trajetória profissional de um docente da UNIPAMPA eleito pelos discentes como um professor que se destaca pela sua atuação. O texto deve ter, no máximo, duas páginas, deve obrigatoriamente ter uma foto do docente e informações sobre as atividades e/ou projetos desenvolvidos na UNIPAMPA. Outras imagens relacionadas à atuação do docente também podem ser enviadas. O docente escolhido será o autor do texto.

Meu trabalho Nota 10: seção livre em que os estudantes podem compartilhar um trabalho acadêmico desenvolvido. No entanto, o texto deve ter, no máximo, duas páginas. Exceções serão analisadas pela equipe do jornal.

 Blog e Colunistas: seção livre para colaboradores internos e externos que publica textos que abordam temas de interesse para a sociedade. O texto pode ter, no mínimo, uma página, e, no máximo, três páginas, e podem estar acompanhados de imagens.

Alun@ destaque: seção livre em que os estudantes relatam suas experiências acadêmicas em eventos científicos, no desenvolvimento de trabalhos finais de graduações e em publicações científicas.

Convite a leituras: seção livre em que a comunidade interna e externa pode indicar leituras. O texto deve ter, no máximo, uma página e dar informações gerais sobre a leitura indicada que despertem o interesse do público-alvo do CiênciAção.

Reportagem: publica textos que abordam e/ou descrevem algum fenômeno científico, um problema de pesquisa e/ou uma questão de/para pesquisa, em linguagem acessível com a explicação dos conceitos citados. Deve ter, no mínimo, duas páginas, e, no máximo, três páginas. Imagens e vídeos podem ser enviados.

 Artes e Culturas: seção livre e aberta à comunidade no geral. Devem ser observados, no entanto, os princípios morais e éticos de urbanidade.

Artigo de opinião:  seção aberta à comunidade no geral. O texto deve abordar temas que estejam em voga na sociedade. O texto pode ter, no mínimo, duas páginas e, no máximo, quatro páginas. Devem ser observados, no entanto, os princípios morais e éticos de urbanidade.