Doutora Aline Tiecher em: Professor nota 10

Olá, eu me chamo Aline Tiecher. Fui reconhecida pelo JORNAL INTERDISCIPLINAR como uma professora NOTA 10. Hoje você vai aprender um pouco sobre a minha trajetória acadêmica e sobre meus trabalhos como docente. Logo após, irei apresentar em vídeo algumas práticas sobre TPOA e TPOV.

Possuo graduação em Química Industrial de Alimentos (2008) e Química (Licenciatura) (2008) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (2010) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2013) pela Universidade Federal de Pelotas, com período sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique.

Sou professora do magistério superior na Universidade Federal do Pampa desde 2013, atuando nos cursos de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, ministrando os componentes curriculares de Iniciação à Ciência e Tecnologia de Alimentos e Ética Profissional, Biologia Celular e Molecular, Matérias-primas Alimentícias, Microscopia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos de Origem Animal, Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal e Alimentos Funcionais.

Sou membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

Atuei como coordenadora do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos na gestão 2017-2018. Minha linha de pesquisa está voltada para a qualidade pós-colheita vegetal.

Com relação ao ensino, destaco os seguintes projetos (já executados):

“Monitoria nos componentes curriculares de Matérias-Primas Alimentícias, Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal”, que teve como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados nos componentes curriculares de Matérias-Primas Alimentícias, TPOA e TPOV. Na perspectiva de desenvolver estratégias didáticas que impulsionem o processo de ensino-apresendizagem, foram elaborados vídeos dos experimentos ministrados em aulas práticas, intitulados: “Determinação do teor alcoólico por ebuliometria”, “Teste de Alizarol”, “Reação de Fiehe”, “Determinação do pH em leite fluído”, “Acidez titulável do leite fluído”, “Prova da peroxidse em leite fluído”. Os vídeos foram editados através do software Windons Movie Maker 12, com duração máxima de 2 minutos cada e disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem (MOODLE) e em canal do YouTube “Aulas Práticas de TPOA e TPOV”.

“Plágio na pesquisa científica: como evitar?”, que teve como objetivo a conscientização da comunidade acadêmica a respeito do plágio e as formas para evitar a sua prática. Neste contexto, foram desenvolvidos materiais didáticos como uma cartilha e web flyers, que continham informações sobre o que é o plágio, os tipos de plágios e como evitá-lo, a forma correta de colocar as ideias nos trabalhos acadêmicos, os tipos de citações e a legislação pertinente sobre os direitos autorais. Os materiais didáticos elaborados foram impressos, colocados em dois pontos de acesso do campus e distribuídos aos discentes, sendo que os web flyers também foram disponibilizados por e-mail e no material de aula da página da Unipampa, campus Itaqui, estando disponível para download (endereço: http://aqui.itaqui.unipampa.edu.br/materialaula/dashboard/plagio/). Além disso, foram realizadas palestras sobre a temática.

SEGUE EM ANEXO O LINK DAS PRÁTICAS SOBRE TPOA E TPOV: https://www.youtube.com/channel/UCfIQYWeF6X-3vpasMRfoWsA.

Versão do texto em *.pdf: clique aqui.