Programa AgriCultura: Compartilhando conhecimentos e vivência com os agricultores familiares

por Paulo Roberto Cardoso Silveira.

O programa Agricultura consiste em uma ação de extensão da UNIPAMPA – Campus de Itaqui-RS – em parceria com a EMATER-RS e Secretaria Municipal de Agricultura para potencializar a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Neste sentido, em 2017, decidiu-se criar um espaço mensal em um lugar de grande fluxo de pessoas, juntando uma mostra dos produtos da agricultura familiar: mandioca, cucurbitáceas, hortigranjeiros, panificados, conservas, doces, sucos e outros.

Este espaço possui uma estrutura constituída com recursos captados junto ao governo federal e tem sido alvo de ações de divulgação efetivada pela universidade junto à população local. Cabe à equipe do Programa Agricultura a utilização as redes sociais, grupos de WhatsApp, Instagram e Facebook, o que já aparece na pesquisa com os consumidores como um dos meios mais eficazes de comunicação; também são utilizados outros veículos de comunicação como o rádio e jornal, para atingirmos todos os públicos e, em alguns casos, quando vai se aproximando da data referente ao “Feirão”, coloca-se carros de som, anunciando o mesmo.

Outro objetivo do programa é constituir estratégias de marketing para ampliar o número de consumidores. Para tanto, buscou-se conhecer as preferências dos consumidores, através de enquetes, visando ressaltar as características dos produtos que podem atrair novos consumidores e reforçar fidelidade dos atuais. Estará sendo produzido um encarte com os produtos e produtores da feira, além de um vídeo promocional.

O desenvolvimento do programa ocorre a partir de reuniões de planejamento entre as instituições parceiras. A equipe elabora momentos de investigação sobre a percepção dos consumidores em relação aos produtos da agricultura familiar e sobre as potencialidades e desafios apresentados pelas famílias agricultoras. Com base nessas informações serão realizadas oficinas para qualificar os produtos e melhorar a apresentação dos mesmos.

O programa tem apresentado resultados relevantes, articulando conhecimento e vivências em uma interação universidade-comunidade.

Versão do texto em *.pdf: clique aqui.