Programa de extensão Programa C

por Aline Vieira de Mello e Amanda Meincke Melo.

 

O programa de extensão “Programa C – Comunidade, Computação, Cultura, Comunicação, Ciência, Cidadania, Criatividade, Colaboração”, registrado no campus de Alegrete da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), iniciou suas atividades em março de 2016 com o objetivo geral de resolver problemas locais com o apoio de tecnologias computacionais e o envolvimento da comunidade acadêmica e externa. Entre seus objetivos específicos estão “ampliar o espaço da sala de aula, organizando ambientes de aprendizagem significativos, interdisciplinares e interprofissionais” e “ampliar o domínio das ações de extensão na área da Computação, promovendo maior participação docente em práticas extensionistas e atendendo a demandas discentes por experiências em extensão”.

A equipe executora do Programa C é formada por discentes e docentes dos cursos Ciência da Computação e Engenharia de Software da UNIPAMPA, técnicos-administrativos em educação da UNIPAMPA e representantes da comunidade externa. Além da comunidade acadêmica, o programa tem como seu público-alvo estudantes e professores da educação básica, idosos, mulheres, escritores e leitores de obras literárias em Língua Portuguesa. Essa equipe tem promovido diversas ações que estão vinculadas a seis atividades: Gera!, Resolve!, Gurias na Computação, 5C, ComputAÇÃO, e Programa C + Educação Básica.

Na atividade Gera!, a comunidade é consultada para identificar os problemas locais que possam ser resolvidos através de tecnologias digitais. Nesse contexto, o componente curricular complementar de graduação Tecnologia em Contexto Social, ofertado pela Profa. Dra. Amanda Meincke Melo, no semestre 2020/1, aos discentes do campus de Alegrete, propõe aulas abertas e seminários, em que representantes de diferentes segmentos da comunidade foram convidados para apresentar problemas locais, que podem ser investigados pelos estudantes. Destacam-se o V Seminário Aberto de Tecnologia em Contexto Social: Cultura Indígena e Tecnologias Digitais e o VI Seminário Aberto de Tecnologia em Contexto Social: Questões de Gênero e Tecnologias Digitais.

Alguns dos problemas identificados são abordados e resolvidos na atividade Resolve!, considerando os interesses dos envolvidos e a viabilidade de solucioná-los. Essa atividade foi especialmente prejudicada pelo adiamento do início das aulas no semestre 2020/1. Espera-se que nos meses de outubro e novembro seja retomado o desenvolvimento do site ReUni, que tem como propósito reunir os eventos locais, ampliando o número de pessoas atingidas pelas ações artísticas e culturais realizadas no município de Alegrete/RS.

 A inserção da mulher na Computação é colocada em perspectiva por meio do projeto Gurias na Computação, que é vinculado ao Programa C e é um dos projetos parceiros do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2020). Neste ano, em colaboração com o programa de extensão TRAMAS e com o Comitê de Gênero e Sexualidade do campus de Alegrete da UNIPAMPA, no dia 13 de julho, foi realizada a roda de conversa “ENIGMA: arte para tornar visível” com a equipe do projeto ENIGMA (UFRGS). Já no dia 15 de julho, o projeto Gurias na Computação participou do evento online para comemorar o aniversário de 10 anos do programa Meninas Digitais. Em agosto, o Gurias na Computação e o Meninas na Computação (Universidade Federal do Amapá – UNIFAP) iniciaram a ação “Mulheres na Computação de Norte ao Sul”, que tem como proposta promover uma série de lives centradas em mulheres, ciência e tecnologia. Atualmente, o Gurias na Computação é coordenado pela Profa. Me. Letícia Gindri.

A interação entre Computação e Cultura é abordada na atividade 5C. O projeto de extensão Motus – Movimento Literário Digital (MOTUS, 2020), vinculado ao Programa C, visa incentivar a produção de obras literárias e intensificar o interesse de estudantes e cidadãos pela literatura. Para atingir esses objetivos, o projeto organiza anualmente um concurso literário que seleciona contos e poemas para serem publicados na revista digital Motus. Esse concurso é construído em sua totalidade no formato digital, o que permitiu sua execução mesmo no cenário atual. Nesta edição, o concurso teve como tema “Olhar com os olhos do outro” e 195 obras foram recebidas para avaliação, sendo 178 obras de autores residentes no Brasil e 17 obras de autores residentes em outros 10 países: Alemanha, Angola, Canadá, Israel, Itália, Japão, Moçambique, Portugal, Suíça e Uruguai. O lançamento da revista digital Motus #4 ocorrerá em outubro.

Na atividade ComputAÇÃO, a área da Computação e as ações desenvolvidas pelo Programa C são divulgadas junto à comunidade. No dia 05 de julho, o projeto Motus foi o assunto da segunda live da ação “Coletivo Multicultural Online” promovida pelo Coletivo Multicultural de Alegrete em colaboração com o programa de extensão TRAMAS (COLETIVO, 2020). Nos meses de junho e julho, obras publicadas nas diferentes edições da revista Motus foram lidas para três edições da ação TRAMAS Literárias, estando disponíveis nas plataformas SoundCloud e Spotfy (TRAMAS, 2020). Adicionalmente, dois artigos (BORDIN, 2020; FINGER, 2020) produzidos no contexto do projeto Gurias na Computação foram publicados no Women in Information Technology – WIT 2020, evento do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

A atividade Programa C + Educação Básica tem como propósito divulgar a Computação para estudantes da Educação Básica. Em razão da pandemia, neste ano, não foram realizadas ações vinculadas a essa atividade.

O isolamento social, provocado pela pandemia por COVID19, impôs um conjunto de desafios à realização da Extensão Universitária. Uma das soluções encontradas foi a realização de eventos de forma virtual, o que trouxe algumas vantagens, pois viabiliza a participação de pessoas residentes em locais diferentes daquele em que o evento é realizado e sua gravação pode ser disponibilizada para ser assistida a qualquer momento. Consequentemente, o potencial de pessoas atingidas por eventos virtuais aumentou significantemente.

Aline Vieira de Mello é coordenadora do programa e docente da UNIPAMPA, campus Alegrete. E-mail: alinemello@unipampa.edu.br.

Amanda Meincke Melo é co-coordenadora do programa e docente da UNIPAMPA, campus Alegrete. E-mail: amandamelo@unipampa.edu.br.

Para saber mais e acompanhar:

Programa C: https://www.facebook.com/PaginaProgramaC
Gurias na Computação: https://www.facebook.com/guriasnacomputacao
Motus – Movimento Literário Digital: https://www.facebook.com/MotusUnipampa

Referências Bibliográficas:

BORDIN, Andréa Sabedra; FINGER, Alice Fonseca; GINDRI, Letícia; DE MELLO, Aline Vieira. Tutoria das Gurias: Uma ação de acompanhamento de alunas ingressantes em cursos de Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 129-138. 
COLETIVO Multicultural Online. Live 2: Motus – Movimento Literário Digital. Disponível em: https://www.facebook.com/100002437551909/videos/3192491550842065/?extid=IGYMvzakl9egfqyh. Acesso em: 20 set. 2020.
FINGER, Alice Fonseca; BORDIN, Andréa Sabedra; DE MELLO, Aline Vieira. Perfil das Egressas dos Cursos de Computação da UNIPAMPA: Uma Análise da Formação Acadêmica e da Atuação Profissional. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 100-109.
MOTUS. Projeto de extensão Motus – Movimento Literário Digital. Disponível em: http://movimentoliterariodigital.atspace.cc/. Acesso em: 20 set. 2020.
SBC. Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: http://meninas.sbc.org.br/. Acesso em: 20 set. 2020.

TRAMAS Literárias. Ação do programa de extensão TRAMAS  Disponível em: https://open.spotify.com/show/16waabWc99A4L7SIv6Cx87.Acesso em: 20 set. 2020.

Versão do texto em *.pdf: clique aqui.