Alun@ Destaque: Milena Matos Azevedo

Na nossa 10ª edição, trazemos a Milena como nossa aluna destaque. Discente do 6º semestre Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UNIPAMPA, campus Itaqui, ela iniciou sua trajetória na universidade em 2018.

Pesquisando sobre a desigualdade de gênero e ciência, em 2019 ela fez parte do grupo HeforShe Itaqui – Momento dElas e do Meninas nas Ciências; grupo este que integra atualmente e pelo qual publicou seu primeiro trabalho no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, o 11º SIEPE, que aconteceu em Santana do Livramento/RS, em outubro de 2019. O trabalho chama-se “O Sinergismo entre Teoria e Prática em Ação da Inclusão de Meninas nas Ciências”.

No ano de 2020, foi premiada no 12º SIEPE, na categoria Extensão, pelo trabalho “Atividades Efetuadas em Tempos de Pandemia pelo projeto de extensão Meninas nas Ciências da UNIPAMPA Campus Itaqui”. Devido à pandemia, o evento aconteceu online e as apresentações foram em formato de vídeo. Como prêmio, ela ganhou uma bolsa de 12 meses na categoria Extensão, cujas atividades serão desenvolvidas junto com o grupo Meninas nas Ciências

Ao falar sobre a experiência proporcionada em fazer parte do Projeto de Extensão Meninas nas Ciências, Milena diz que: 

Participar de um projeto como esse, empodera bastante nós mulheres a termos iniciativa de correr atrás e incentivar outras meninas a entrar na ciência, a buscar ter conhecimento.” 

A trajetória da Milena recém teve seu começo e ela pretende, através da ciência, seguir fazendo o máximo para ajudar e, também, para espalhar conhecimentos que irá adquirir para as pessoas a seu redor.

Versão do texto em pdf.

Revisão e edição de Walker Douglas Pincerati.