Apresentação da 10ª Edição

Está no ar a 10ª edição do CiênciAção. Esta é a primeira edição do ano de 2021, com  um calendário atípico, pois seguimos em pandemia  e com o semestre 2020/02 em andamento no modo remoto. Entre os temas abordados nesta edição, apresentamos no CiênciAção Mulheres um vídeo com a professora Eliade Lima, do campus Uruguaiana, no qual divulga a criação do GT Mulheres na Ciência da Unipampa e esclarece qual o foco de atuação do GT.

Na seção Observatório Interdisciplinar de Divulgação Científica e Cultural apresentamos duas iniciativas do curso de Medicina da Unipampa. A primeira trata-se do Aplicativo de Dispositivo Móvel Saúde Uruguaiana (SAU) executado por um conjunto de pesquisadores do curso de Medicina da Unipampa como uma ferramenta de expansão do acesso à informação sobre saúde do município da fronteira oeste. A segunda, é o Projeto Mídias outra iniciativa de acadêmicos e docentes do curso de Medicina da Unipampa, neste caso um projeto de extensão que tem como objetivo instigar a construção do conhecimento sobre saúde mental e desconstruir paradigmas relacionados ao tema. 

No Informativo a convivência intercultural nas universidades é abordada no texto “De maneira sagrada e em celebração: apontamentos sobre uma pequena participação no fim dos ‘cem anos de silêncio'”. Ainda nesta seção apresentamos o levantamento com os números dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão atualmente em desenvolvimento na Universidade.  

O tema do Blog e Colunista é a abordagem Entidade-Relacionamento (ER), assunto relevante para a construção de um projeto de banco de dados. A alun@ Destaque da edição é Milena Matos Azevedo, do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Unipampa, campus Itaqui. 

O desequilíbrio ambiental e suas relações com o surgimento de pandemias é abordado na seção reportagem. No texto  “Como o descaso com o Meio ambiente contribui para o surgimento de pandemias” você tem acesso a dados sobre o desmatamento no bioma pampa tão relevante para nossa região e único no país. Aplicativo para o ensino-aprendizagem de Lógica Matemática é tema da outra reportagem apresentada nesta edição. 

No artigo de opinião o tema é o uso do PIX para transações financeiras via dispositivos móveis. O texto apresenta as características da ferramenta além de funcionar como um guia de uso  que promete revolucionar o Sistema de Pagamentos Brasileiro.  

Por fim, no Anime seu conceito o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Doenças  Infectocontagiosas (NUPEEDIC) da Unipampa produziu um vídeo sobre como funcionam as vacinas para a prevenção da COVID19 em uso no Brasil atualmente. 

A equipe CiênciAção deseja uma excelente leitura a tod@s!

Versão do texto em pdf.