Mídias como meio de promoção de saúde mental

O “Mídias” é um projeto de extensão vinculado à UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Sua equipe conta com a colaboração de duas professoras e duas alunas do Curso de Medicina. O principal intuito dessas ações é instigar a construção do conhecimento, tanto dos discentes quanto da comunidade em geral, desconstruir paradigmas relacionados à saúde mental e promover a sensibilização da população a temas referentes à Saúde Mental. 

E por que falar sobre saúde mental? Porque se constata que a prevalência de doenças orgânicas vem diminuindo, enquanto que a de doenças mentais aumenta. Estima-se que 24% da população possua algum transtorno mental e que 12% necessite de tratamento (OMS, 2001). Já na América Latina, os problemas de saúde mental correspondem a mais de um terço da incapacidade total. Desse percentual, os transtornos depressivos estão entre as maiores causas, seguido pelos transtornos de ansiedade. Nesse contexto, o Rio Grande do Sul lidera o ranking dos estados brasileiros com maior média de suicídio: 10,4 para cada 100 mil habitantes, segundo um estudo feito, em 2016, pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. Esse comportamento é o resultado da interação de fatores biológicos, psicológicos, socioculturais e ambientais. 

Portanto, a estratégia de promover saúde se baseia em capacitar a comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo. Pensando nisso, chegamos à conclusão que deveríamos utilizar mais de um tipo de veículo de comunicação e, assim, conseguir abordar pessoas em diferentes contextos e níveis socioeconômicos. 

O projeto teve início em 2019 e houve uma readaptação no ano de 2020. Atualmente nosso “método” abrange três meios de comunicação: Instagram, rádio e podcast. O podcast e o rádio foram os meios de comunicação escolhidos por serem populares, conseguirem abranger diferentes públicos e possuir alta velocidade de disseminação de informações. Já a rede social Instagram contempla outro público, o que amplia a abrangência do alcance do projeto. 

Algumas dessas estratégias são possibilitadas pelas parcerias que apoiam o projeto. Para transmitir informações pela frequência de rádio, contamos com o apoio do “Programa UNIPAMPA Debates”, que é veiculado na Rádio São Miguel 880 AM, nas sextas-feiras, no horário das 15:00 às 16:00. O “Podcast Ciência no Velho Oeste” também é uma iniciativa de professores da UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, e é lá que gravamos nossos episódios. Já a nossa conta no Instagram pode ser encontrada pelo IG @projetomídias. Ressalta-se que devido às medidas de distanciamento social, todas as postagens e gravações estão sendo realizadas na modalidade remota.

Zilmara dos Santos Luis (zilmaraluis.aluno@unipampa.edu.br) e Juliana Correa da Silveira (julianasilveira.aluno@unipampa.edu.br) são acadêmicas da Medicina da UNIPAMPA Uruguaiana; Rovana Kinas Bueno é docente da Medicina da UNIPAMPA Uruguaiana, rovanabueno@unipampa.edu.br  e Shana Hastenpflug Wottrich é docente do Curso de Medicina da UNIPAMPA Uruguaiana, shanawottrich@unipampa.edu.br.

Versão do texto em pdf.

Referências 

Organización Panamericana de la Salud. La carga de los trastornos mentales en la Región de las Américas, 2018. Washington, D.C.: OPS; 2018. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021. 
Origem do suicídio alerta para importância de diagnóstico e tratamento psiquiátrico. Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em < http://www.simers.org.br/noticia?name=origem-do-suicidio-alerta-para-importancia-de-diagnostico-e-tratamento-psiquiatrico > Acesso em: 26 de Fevereiro de 2021.