Hábitos de estudos de graduandos em Ciência da Computação e Engenharia de Software: uma análise no período de pandemia

Flávia A. Barbosa, Ícaro M. Crespo, Lucas A. G. Garais, Andréa S. Bordin

O ano de 2020 trouxe uma mudança brusca em diversos segmentos da sociedade em virtude da pandemia do vírus Sars-CoV-2 (Síndrome Respiratória Aguda Grave) [BRASIL 2020b]. Como forma de prevenção à pandemia foram aplicadas medidas de isolamento e distanciamento social, como a suspensão de aulas presenciais nos diferentes níveis educacionais. Como alternativas, muitas instituições de ensino propuseram ações para a manutenção do vínculo proporcionado pelo ensino da universidade. Na Unipampa, destaca-se o I Ciclo Online de Palestras dos cursos de Ciência da Computação (CC) e Engenharia de Software (ES).

A análise da avaliação do ciclo realizada com alunos dos cursos de CC e ES, no ano de 2020, revelou que parte dos alunos dedicava pouco tempo às atividades de estudo, assim como apresentava um quadro de desânimo à situação de isolamento. No entanto, outra parte manifestava que estava em atividade buscando estudar assuntos da área de Computação.

Entendeu-se, portanto, que era necessário compreender esse cenário, junto a um maior número de discentes de CC e ES. Para isso foi realizada uma pesquisa com o objetivo de analisar os hábitos de estudos e envolvimento em atividades acadêmicas dos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unipampa – Campus Alegrete, durante a pandemia. A pesquisa foi realizada por meio de um survey com questões demográficas, de infraestrutura e de hábitos de estudos.

O instrumento de coleta de dados constituiu-se em 18 questões subdivididas em 5 grupos, sendo eles: questões relacionadas à identificação, questões relacionadas à infraestrutura necessária ao estudo/pesquisa, questões relacionadas a hábitos de estudos, questões relacionadas às fontes de consultas e questões relacionadas às atividades acadêmicas. O formulário foi enviado para todos os 348 matriculados nos dois cursos e foram obtidas 81 respostas.

A análise das respostas indicou que em relação à infraestrutura havia um cenário de acessibilidade positiva de ambos os cursos. Os dados mostraram que houve uma diminuição do nível de envolvimento em atividades de estudo entre os alunos de CC, o que pode estar relacionado com a falta de aulas presenciais, apontado como influência negativa pelos próprios. Já entre os alunos de ES, o nível de envolvimento aumentou, o que, como mencionado por eles, pode ter sido influenciado pela flexibilidade de tempo.

Esse cenário caracteriza alunos com perfis diferentes e pode estar relacionado à metodologia de ensino empregada nos cursos. O curso de CC é conduzido através de metodologia de ensino tradicional, onde os componentes curriculares são ministrados de uma forma essencialmente expositiva. Já no curso de ES é adotada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) com uma carga horária significativa, na qual os alunos são desafiados a resolver problemas, sendo estimulados a aprender de forma autodidata. Dessa forma, alunos de CC podem se sentir menos motivados a estudar de forma autônoma, sentindo falta das aulas presenciais, ao contrário dos alunos de ES, que, em função da Aprendizagem Baseada em Problemas, se sintam mais confortáveis em fazê-lo.

Os fatores flexibilidade de tempo e liberdade de escolha dos assuntos, foram elencados por ambos os cursos, como os que mais influenciaram positivamente o seu envolvimento. Também, a infraestrutura da casa e a proximidade com a família foram mais apontados pelos discentes de Ciência da Computação, com um significativo percentual de diferença em relação aos de ES. Em relação a assuntos estudados pelos respondentes de CC, predominam aqueles associados a linguagens de programação científicas, como C++, C, Lua, Python. Por outro lado, na Engenharia de Software a área de desenvolvimento de software e os assuntos relacionados a essa área, como as linguagens para desenvolvimento de aplicações web e apps, teve um expressivo destaque. Destaca-se que uma grande adesão a meios eletrônicos para consulta foi vista nos dados, como Youtube e plataformas de cursos online.

As evidências indicam que alunos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, apesar de serem da área de Computação, se comportam de forma diferente durante a pandemia, no que diz respeito aos hábitos de estudos e envolvimento em atividades acadêmicas. Alunos de ES tiveram maior participação na pesquisa e demonstraram ter uma postura mais ativa que parece estar relacionada à metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os resultados desta pesquisa podem ser utilizados para o planejamento de atividades de ensino remoto, assim como auxiliar na gestão curricular dos cursos em questão.

Este estudo foi apresentado na Escola Regional de Engenharia de Software (ERES) 2020. A versão completa pode ser consultada nos anais do evento, em: https://doi.org/10.5753/eres.2020.13718.

Referências

BRASIL,M.d.S.(2020b). Sobre a doença. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acessado em 13 de ago. de 2020.

Versão do texto em *.pdf: clique aqui.