NEA Unipampa espalha agroecologia na fronteira gaúcha

NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (NEA-PAMPA)

Por Merli Leal Silva

“É importante tentar introduzir a agricultura em muitas áreas da universidade, não só na agronomia. O sistema total agroalimentar engloba diversas dimensões — saúde, psicologia, sociologia, ciências políticas. Nossa luta dentro da universidade envolve um esforço dentro de muitas áreas “Hugh Lacey

O NEA-PAMPA (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do Pampa) ampliou a possibilidade de formação continuada na região de abrangência da UNIPAMPA junto a agricultores e demais instituições voltadas ao desafio da transição agroecológica, constituindo-se em um espaço interinstitucional de referência para a troca entre o conhecimento científico e o tradicional. As linhas de atuação do Núcleo são interdisciplinares: 

-Agricultura Familiar e Assentamentos de reforma agrária;
-Sustentabilidade e Meio Ambiente;
-Educomunicação e Novas tecnologias;
-Educação do campo;
-Economia Solidária e Produção colaborativa;
-Gestão ambiental;

O Núcleo promove ações indutoras da transição agroecológica, da produção orgânica e de desenvolvimento dos conhecimentos da Agroecologia, possibilitando à população da mesorregião da campanha gaúcha a melhoria de qualidade de vida por meio da troca de saberes e tecnologias para oferta e consumo de alimentos saudáveis e da preservação do meio ambiente. A agroecologia é mais que um modo de produção, ela é ciência! Contudo, ela é frequentemente deslegitimada por basear-se no saber popular e por desenvolver-se como contraponto ao agronegócio. A agroecologia como ciência faz oposição ao modelo agrícola convencional, marcado por baixa geração de emprego em função da mecanização; esgotamento do solo pela monocultura; exploração dos trabalhadores rurais; uso de agrotóxicos e transgênicos; e por uma produção dirigida a um mercado sob controle de corporações e multinacionais. O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Unipampa nascido em 2020, foi idealizado por uma equipe multidisciplinar, integrada por três campi: São Borja, São Gabriel e Itaqui.São docentes e discentes das áreas das ciências sociais aplicadas, ciências agrárias, ciências biológicas e ciências humanas. 

O NEA tem suas raízes no projeto de extensão Comunicação e Educação do Campo, do campus São Borja (2012). O projeto se constituiu em ações de extensão e pesquisa em agroecologia e gestão produtiva, com agricultoras familiares de São Borja. Uma das atividades mais conhecidas do projeto é a feira do campus, onde agricultoras do interior do município vendem produtos como legumes e hortaliças, assessoradas pelo NEA para ações de marketing e redes sociais, visando divulgar e vender a produção. 

Nossa missão volta-se assim, para a produção de conhecimentos científicos que fomentem o desenvolvimento e a expansão da agroecologia como prática social, inclusiva e de proteção à saúde das pessoas. Entre as tantas missões da agroecologia, podemos citar a preservação da biodiversidade; respeito aos direitos humanos; segurança alimentar; relações igualitárias, justas e sem violência; e empoderamento das comunidades locais, em especial, as mulheres. Investigamos as diferentes dimensões da agroecologia e fomentamos estudos científicos que contribuem para a mudança gradual no modo de produção na fronteira, através da transição orgânica. As ações educomunicativas são essenciais para informar e educar a população sobre os perigos de consumir alimentos contaminados por agrotóxicos. O aporte dos laboratórios dos cursos de São Gabriel e Itaqui e de produção audiovisual de São Borja tem sido grande diferencial para a concretização das ações do núcleo e sua divulgação. 

A metodologia freireana e a pesquisa ação são a base epistemológica do núcleo e contribuem para a construção do diagnóstico participativo junto às escolas do campo e agricultoras familiares. O NEA desenvolve ações voltadas à melhoria das condições ambientais, sociais e técnico-econômicas do meio rural nos municípios de São Borja, São Gabriel e Itaqui. Em 2020 o NEA recebeu recurso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) que foi empregado na compra de insumos para as hortas, equipamentos, deslocamentos para avaliação técnica e pagamento de quatro bolsas: duas em São Borja, uma em Itaqui e uma em São Gabriel. Há parceria técnica com o prof. Dr. Denirio Marques, do Campus Viamão, do Instituto Federal RS e com a técnica Maria de Fátima Nora Lopes, para a gestão financeira do projeto.

Entre as atividades desenvolvidas pelo NEA, destacamos a formação em agroecologia, implantação de hortas com agricultores familiares, aprimoramento das feiras livres com ações de marketing e educomunicaçao. As práticas agroecológicas são realizadas nas unidades de produção dos assentamentos e agricultoras familiares. Infelizmente devido à pandemia, tivemos em 2020 e 2021, trabalho, em sua maioria, de forma remota. A implantação da agroecologia na região da fronteira é um grande desafio. A economia local é, em sua maioria, voltada ao agronegócio. 

Coordenar um projeto de agroecologia não sendo da área das agrárias e sendo mulher, foi um grande desafio, mas nos fez entender que a agroecologia é uma ciência multidisciplinar, nascida da troca de saberes com as comunidades tradicionais. Para superar dificuldades, criamos laços com a comunidade e fomentamos a parceria técnica: Emater, prefeituras, CNPq, comunidade e universidade. O trabalho formativo é realizado, devido a pandemia da COVID19, nas plataformas digitais, utilizando a abordagem educomunicativa em lives, webnários, cartilhas, mini cursos e capacitação para plantio orgânico e uso das redes sociais para venda de produtos agroecologicos. A consultoria direta aos consumidores e produtores é feita através das redes digitais do NEA (Facebook, Instagram, Spotify, YouTube)  e por visitas in loco. 

A coordenação geral do NEA-PAMPA é feita pela Professora Dra Merli Leal Silva, São Borja; a coordenação do Núcleo São Gabriel, Prof. Dr. Andre Copetti e do Núcleo Itaqui, Prof. Dr. Paulo Roberto Cardoso da Silveira. A institucionalização do NEA Unipampa é o maior desafio até 2022, quando a atual coordenação entrega o relatório final do projeto ao CNPQ. O projeto é da UNIPAMPA e toda a comunidade acadêmica deve assegurar sua continuidade, pós implantação.

Referências Bibliográficas:
ALTIERI, M. A.; SILVA, E.N.; NICHOLLS, C.I. O Papel da biodiversidade no manejo de pragas. Holos editora. 2000;
ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. PTA/FASE. Rio de Janeiro. 1989. 240 pp.;
ALTIERI, M.A. Agroecologia bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: AS-PTA/Agropecuária, 2002. 592p.;
ALTIERI, M.A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1998. 110p. (Síntese Universitária, 54).;
EHLERS, E. Agricultura sustentável. Origens e perspectivas de um novo paradigma. Livros da Terra. 1996;
GLIESSAMN, S. Ecological processes in sustainable agricultura. AnnHarbour Press.1998. 357 pp.;
GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade-UFRGS, 2000; 
Freire, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol 7a ed.Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. 93 p. (O Mundo, hoje, v. 24)
GAIA, Rossana Viana. Educomunicação & mídias. São Paulo: EDUFAL, 2001.

Publicações do Nea

Agricultura familiar: Educomunicação e protagonismo feminino 
Carla Beatriz de David Ernesto
Merli Leal Silva 

EDUCOMUNICAÇÃO: Compreendendo a teoria para transformar a prática
Carla Beatriz de David Ernesto
Merli Leal Silva 

Agricultura familiar: Educomunicação e protagonismo feminino
Carla Beatriz de David Ernesto
Merli Leal Silva 

Pedagogia freireana na perspectiva da educomunicação popular
Merli Leal Silva 

A Cultura Popular como conteúdo na escola do Campo
Merli Leal Silva
Daniele Kunzler Lara Cezar

Educomunicação popular e agricultura familiar pelos campos de São Borja 
Merli Leal Silva
Luiz Gabriel Stroff

Material Criado para agricultora de São Gabriel
Material criado para agricultora de São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

Versão do texto em *.pdf: clique aqui.