“Inventário” a solução para as burocracias no gerenciamento de Cabanhas de cavalos crioulos

Por Dana Acosta Rodrigues¹, Renan Ruiz Dias Alberto², João Antônio Pereira³ 

“Inventário” é um aplicativo que surgiu para resolver questões burocráticas no gerenciamento de cavalos crioulos. 

Tags: gestão,  publicidade, aplicativo, cavalo crioulo, meio rural. 

O app “Inventário”

Uma das novidades que veio para ficar no mercado de tecnologia são os aplicativos. A inovação tecnológica é um processo de concepção ou de agregação de novas funcionalidades ou características de um produto ou de um método de produção. Ela causa impacto na vida de seus usuários e provoca transformações na vida e no trabalho. Não se trata simplesmente de lançar um “novo produto”, mas de envolver o ser humano na concepção teórica e no desenvolvimento tecnológico dessa solução, propondo, testando, construindo e ajustando. 

É preciso, no entanto, agregar à proposição de uma tecnologia inovadora, o compromisso e apoio institucional para implementação do produto. Essa é a proposta do aplicativo “Inventário” criado para acabar com as questões burocráticas que acabam se tornando dores de cabeça para o proprietário de cavalos crioulos e que levam, muitas vezes, alguns dias para serem resolvidas. O aplicativo poupa tempo e agiliza informações que se perdem com o tempo. O “Inventário” surge para suprir brechas encontradas no site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos – ABCCC – e não para ocupar o lugar do site.  

Como o trabalho foi desenvolvido

Para construir o aplicativo, foi feita uma pesquisa bibliográfica que se caracteriza pelo levantamento de artigos, documentos, sites e livros, assim, foi realizado um mapeamento na plataforma Google e em alguns sites como o da ABCCC. Além disso, realizamos entrevistas com especialistas que atuam nas propriedades de Cabanhas em que os mesmos, através de seu entendimento e anos de trabalho na área, somaram ainda mais para o desenvolvimento do aplicativo.
Com o surgimento dos Cavalos Crioulos no Rio Grande do Sul, foi criado por fazendeiros e estancieiros, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, em 1932, na cidade de Bagé. E foi, no ano de 1935, que foi feito o registro da marca pela Associação do Registro Genealógico Sul Riograndense, o que tornou a entidade independente e com o próprio registro. Segundo o site, a Associação é reconhecida como uma das maiores referências entre as entidades de raças no país. Responsável por mais de 300 mil exemplares em todo o território brasileiro, além de relacionar mais de 40 mil criadores, proprietários e usuários e certificar mais de 800 eventos por ano.

Figura 1 – Logo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Fonte: site ABCCC

O site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos existe há mais de 18 anos. Foi criado para aproximar os criadores a ter um vínculo direto com os setores  financeiro, comunicação e marketing e eventos.
Na plataforma, cada criador tem um email e senha para ter acessos aos seus animais da própria fazenda, é possível encontrar afixos, notícias, leilões, formulários, fotos das exposições, valores de cada serviço que precisa ser feito pela (ABCCC) e também podemos encontrar a parte de como se tornar um sócio na raça crioula.

Figura 2 – Institucional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos


Por que usar o Inventário App ?

 

O aplicativo é prático e é uma maneira para preservar o meio ambiente também, com a diminuição do papel e uma forma mais prática para procurar algum documento. Além de ficar tudo em um único lugar permite acesso rápido para encontrar o que se precisa sem muito esforço e mais agilidade.
“Inventário” app para celulares e tablets é um aplicativo que fornece  ao proprietário informações sobre seus animais como: fotos, vídeos, documentos, animais confirmados, não confirmados, eventos realizados, animais que foram vendidos ou comprados, últimas notícias, veterinários e demais informações que contassem um pouco da trajetória do animal dentro da cabanha, facilitando assim um levantamento mais prático e rápido quando necessário.


Mais vantagens 

Cada dia mais, percebe-se a necessidade de os empreendedores do meio rural voltarem seus olhos para as demandas do mercado, os acontecimentos que afetam direta ou indiretamente seus negócios e com isso investirem na gestão do empreendimento como forma de estratégia de sobrevivência na atividade. Para tanto, o planejamento da produção deve ser adotado, bem como as ferramentas voltadas para as áreas financeira, de marketing e comercialização. Essas ferramentas contribuem sobremaneira no processo de tomada de decisões em seus respectivos negócios. Além disso, o conhecimento contribui também na redução das incertezas inerentes à atividade

Figura 3 – Ideia Logo do Aplicativo

A proposta inicial do o app “Inventário” é para sanar algumas dificuldades encontradas pelo produtor/criador, acabando com as questões burocráticas que, muitas vezes, levam dias para serem resolvidas. poupa tempo e agiliza informações que se perdem com o tempo.
A criação do app “Inventário” vem para somar e solucionar os apuros que são encontrados pela própria Associação Brasileiras de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), acreditamos que com mais de 40 mil criadores do Cavalo Crioulo espalhados pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai a plataforma seja reconhecida e aprovada pelos crioulistas que estão sempre pensando em uma forma de inovar os seus serviços em suas respectivas Cabanhas.

O aplicativo encontra-se em fase experimental e, por isso, passa por testes e poderá sofrer alterações. O mesmo passará por teste de usabilidade e método utilizado para descobrir se está pronto para uso e para lançamento no mercado. Consistindo na validação do protótipo com os usuários, criando assim, um vínculo com o mesmo, desfrutando de todos as features – características – criadas para a sua aplicação antes mesmo dele estar disponível para ser baixado pelo sistema  IOS e Android o que possibilita que o cliente faça parte da evolução do produto e. consequentemente, fidelizando com o mesmo.

Inovação sustentável

O aplicativo é uma proposta inovadora. Além de ser muito prático seria uma das formas de preservar o meio ambiente também. Com a diminuição do papel, é  uma forma mais prática para arquivar informações e acessá-las sem muito esforço e com mais agilidade. 

Referências 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS (SITE ABCCC). Disponível em: <https://www.cavalocrioulo.org.br/institucional/historia > acesso em 5 de dezembro de 2020.


Sugestões de leituras

ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de agronegócios. São Paulo: Atlas, 2003. 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS (SITE ABCCC). ABCCC Comemora 81 anos. Disponível em:<https://www.cavalocrioulo.org.br/noticias/detalhes/129332/abccc-comemora-81-anos> acesso em 7 de dezembro de 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS. VALORES (SITE ABCCC). Disponível em: <https://www.cavalocrioulo.org.br/institucional/valores> Acesso em 9 de dezembro de 2020.

ATINA EDUCAÇÃO (site). Como funciona uma proposta inovadora de educação? Disponível em:<https://www.atinaedu.com.br/como-funciona-uma-proposta-inovadora-de-educacao/ > acesso em 01 de dezembro de 2020.

BACCI, C. TECNOLOGIA, GESTÃO E NOTÍCIAS SOBRE O AGRONEGÓCIO. Blog Globo Rural: os benefícios das novas tecnologias no campo são destaques na edição deste mês. Disponível em: <https://agrosmart.com.br/blog/globo-rural-os-beneficios-das-novas-tecnologias-no-campo-sao-destaques-na-edicao-deste-mes/> acesso em: 30 de novembro de 2020

CANAL RURAL. Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos tem nova diretoria. Disponível em: <https://www.canalrural.com.br/noticias/associacao-brasileira-dos-criadores-cavalos-crioulos-tem-nova-diretoria-50122/ > Acesso em 8 de dezembro de 2020.

CARRETEIRO, Ronald. Inovação Tecnológica: como garantir a modernidade do negócio. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009.

CONTEÚDO CAVALO CRIOULO. Seja Sócio. Disponível em: <https://conteudo.cavalocrioulo.org.br/seja-socio > Acesso em 10 de dezembro de 2020

SAES, D. X. Gestão da inovação e tecnologia. Maringá – PR, 2012.

YOUTUBE. A fama do cavalo crioulo percorre o Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wa86dgXt1HM /> Acesso em 9 de dezembro de 2020


Biografia

Dana Acosta Rodrigues¹
Uruguaiana – Rio Grande do Sul
Discente de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
Campus São Borja
dana_acostar@hotmail.com

Renan Ruiz Dias Alberto²
Uruguaiana – Rio Grande do Sul
Discente de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
Campus São Borja
renan-dias22@hotmail.com

João Antônio Gomes Pereira³ – Orientador correspondente
Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo,
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria.
E-mail: joaoantonio@unipampa.edu.br

Versão do texto em .pdf: “Inventário” a solução para as burocracias no gerenciamento de Cabanhas de cavalos crioulos