Tramas Literárias, uma experiência de literatura on-line

Merlen Alves – Acadêmica do Curso de Letras Português/Licenciatura EaD
Amanda Meincke Melo – Docente no Campus Alegrete e Acadêmica do Curso de Letras Português/Licenciatura EaD

O TRAMAS Literárias é uma ação que integra o programa de extensão TRAMAS, acrônimo para Tecnologia, Responsabilidade, Autoria, Movimento, Amorosidade e Sociedade, que tem por objetivo promover o respeito à multiplicidade das diferenças.

Realizado por discentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Diuli Bast Kuhn (Engenharia de Software), João Vitor Carvalho (Engenharia Mecânica) e Merlen Alves (Letras Português/Licenciatura) sob a supervisão da docente e coordenadora do TRAMAS, Amanda Meincke Melo, o projeto conta também com a parceria de autores e autoras locais, bem como, de pessoas que se dispõem a emprestar a voz e a ler um trecho de literatura.

Com base no objetivo do TRAMAS, os textos escolhidos para a leitura no projeto têm foco principal na literatura escrita por autores e autoras que promovam a reflexão sobre temas diversos. Aproveitamos a ação para propagar a escrita de mulheres, autores e autoras negras e indígenas e também dar visibilidade à Literatura Lusófona. 

Os textos, lidos e gravados, são publicados nas plataformas digitais SoundCloud, Spotify e na rede social Facebook. Priorizando a literatura como direito do ser humano e objeto de transformação, não apenas o áudio é publicado, mas também a escrita para que se torne uma literatura acessível e cumpra com o que Cândido (1989) nos diz

[…] a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo. Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudiciais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas. (CANDIDO p. 113). 

Nesse sentido, as ações do TRAMAS Literárias buscam incentivar a leitura e propiciar que a sociedade tenha uma fagulha de transformação através da literatura, disponível em meios de comunicação mais acessíveis, pois sabemos que o acesso a obras literárias ainda tem um custo elevado para boa parte da população. 

A ação de extensão TRAMAS Literárias pode ser conferida e compartilhada pelos seguintes links:
Spotify: https://open.spotify.com/show/16waabWc99A4L7SIv6Cx87
SoundCloud: https://soundcloud.com/ammelobr
Facebook: https://www.facebook.com/tramasunipampa

Referência

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.

Versão do texto em .pdf: Tramas Literárias, uma experiência de literatura on-line