A vida secreta das árvores: O que elas sentem e como se comunicam

Por Gustavo de Souza Pinto

E se você descobrisse que as árvores vivem em sociedade, ajudam umas às outras, se comunicam e até mesmo educam as mais jovens. Isso faria você mudar o modo como enxerga uma árvore ou até mesmo uma floresta?

Essa é a experiência que Peter Wohlleben, engenheiro florestal alemão e autor do best-seller “A vida secreta das árvores”, compartilha com o leitor através de suas experiências pessoais e estudos que surgiram ao longo dos anos, que mudaram a maneira como ele via as árvores. Ele deixou de concebê-las apenas como um produto ou parte de uma paisagem, tendo mais empatia e enxergando-as realmente como seres vivos.

“A vida secreta das árvores” é um livro de 2015 e com mais de um milhão de cópias vendidas, recomendado para todas as pessoas, não só estudantes da área ambiental. Se você é uma pessoa que adora caminhadas em parques ou até mesmo tem uma árvore em casa, esse livro fará você se aproximar muito mais da natureza, conhecer um mundo oculto e perceber que as plantas e as árvores são seres tão vivos quanto animais e insetos. 

Peter Wohlleben é um engenheiro florestal e divulgador científico, autor de obras populares sobre ecologia, muitas delas estão na lista das mais vendidas no New York Times. Caso se interesse pela obra, ela está disponível nos principais sites de vendas de livros on-line, seu preço é acessível assim como sua linguagem.

Gustavo Pinto tem 20 anos e é discente do 7º semestre do Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal da Unipampa, campus São Gabriel. Contato:gustavodesouzap3@gmail.com

Versão do texto em .pdf: Clique aqui