Meu trabalho nota 10

Por Gustavo de Souza Pinto

A influência de uma universidade nas cidades onde está lotada pode ocorrer de várias formas, direta ou indiretamente. Uma das principais formas desta influência é na transmissão dos conhecimentos adquiridos para os habitantes da cidade. Dividir os aprendizados que talvez seriam aproveitados só para a comunidade acadêmica, direcionados para escolas, feiras e comunidades é uma das maneiras de retribuir para a sociedade o investimento que é feito para o ensino superior, mesmo que pouco, vindo de seus impostos.

Foi nessa perspectiva que surgiu o projeto Produção de mudas, em que utilizando um viveiro de mudas arbóreas disponibilizado pela Unipampa, foi possível repassar os aprendizados adquiridos, durante as aulas, para os mais diferentes tipos de públicos das mais diversas idades, escolaridade e situações financeiras. As mudas utilizadas no projeto, um total de mais de 2000 mudas, tiveram origem de parcerias com a prefeitura de São Gabriel, cidade onde está localizado o campus deste projeto, e a EMATER-ASCAR, em retribuição era reunido um time de alunos voluntários que plantavam as mudas em escolas e comunidades, junto a isso era realizado explicações sobre a importância das árvores, como fazer a sua manutenção e o comportamento de cada árvore plantada no local.

Além do projeto ir às pessoas, até o ano de 2019 foram realizadas diversas visitas de estudantes das mais diversas faixas etárias, desde ensino médio até mesmo a cursos técnicos, onde nestas visitas o projeto de produção de mudas, em colaboração com muitos outros projetos desenvolvidos no campus, realizou gincanas, palestras, visitas ao viveiro e diversas outras atividades voltadas à educação ambiental abordando assuntos tais como: 1. como as árvores podem se reproduzir, 2. como os animais podem ser responsáveis por espalhar as sementes dessas árvores, 3. a importância das árvores para as outras plantas e 3. muitos outros tópicos da educação ambiental. Sempre foi buscado como foco a didática e a adaptação dos materiais para cada tipo de público.

A participação em eventos, principalmente os voltados aos produtores agrícolas, foi possível graças a ajuda da EMATER-ASCAR, quando foi possível falar sobre a Unipampa, seus projetos e também sobre produção de mudas, ensinando métodos e conhecimentos difundidos na comunidade acadêmica, para pequenos e médios produtores através de conversas amistosas e informativas, trocando conhecimento com os produtores e motivando-os a conhecerem mais sobre o meio ambiente.

Porém, a importância desse projeto não é somente fora do campus, visto que a manutenção das mudas armazenadas no viveiro é feita exclusivamente pelo aluno responsável pelo projeto com o auxílio de colegas voluntários, que muitas vezes são alunos ingressantes da área ambiental que através desse manuseio das mudas tem maior contato com a natureza, que será seu campo de trabalho e também com outros alunos de diferentes cursos, assim motivando o desenvolvimento no trabalho em equipe.

Por isso minha escolha para o Trabalho nota 10 foi o projeto de Produção de Mudas, pois foi a interação com alunos do próprio campus e com a comunidade fora dele que me motivou e me ajudou a decidir cursar Engenharia Florestal. Os trabalhos externos ajudaram a popularizar a Unipampa para pessoas que um dia poderão procurar um curso na área ambiental e o viveiro de mudas ajudará a manter a parceria entre Universidade, órgãos públicos e o Município de São Gabriel. Podendo assim concluir a importância de projetos que levam o conhecimento para a comunidade como um todo, não só para a área ambiental, mas para todas as áreas de conhecimento.

Gustavo Pinto tem 20 anos e é discente do 7º semestre do curso de bacharelado em Engenharia Florestal da Unipampa, campus São Gabriel. Contato:gustavodesouzap3@gmail.com

Versão do texto em .pdf: Clique aqui