A pesquisa sobre o “uso do óleo essencial de Corymbia citriodora como um anti-helmíntico larvicida natural para ovinos” mostra que esse óleo pode atuar como um anti-helmíntico e larvicida, ajudando a controlar infecções parasitárias em ovelhas.
A pesquisa, do setor de zoopecuária, foi desenvolvida pela doutoranda Thaís Moreira Osório, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), sob a orientação do professor Velci Queiróz de Souza. O estudo contou com a colaboração de Braulio Otomar Caron, Matheus Milani Pretto, Cháriston André Dal Belo, Lúcia Helena do Canto Vinadé, Leonardo de Melo Menezes, Anelise Afonso Martins, Raissa Aguirre Xavier, Denise Schmidt e da própria pesquisadora.
O estudo inclui métodos de extração do óleo e testes de eficácia, destacando uma alternativa mais natural em comparação com medicamentos químicos tradicionais. Essa abordagem pode beneficiar a saúde dos animais e a produção ovina de forma sustentável.
Além disso, esta pesquisa foi realizada pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Unipampa solicitou solicitou a patente sobre o uso do óleo essencial de Corymbia citriodora como um anti-helmíntico larvicida natural para ovinos, tendo como principal objetivo proteger a aplicação deste óleo como um anti-helmíntico larvicida natural para ovinos. Por fim, a pesquisa visa demonstrar a eficácia do óleo na inibição do desenvolvimento das larvas de helmintos, impedindo que esses parasitas completem seu ciclo de vida e, assim, contribuindo para a saúde dos ovinos e a sustentabilidade na ovinocultura.
Abaixo você tem acesso ao resumo oficial da invenção:
A presente patente tem como objetivo proteger a aplicação/uso do óleo essencial de Corymbia citriodora como anti-helmíntico larvicida natural para ovinos, cuja atividade biológica foi comprovada cientificamente, in vitro. Os resultados revelam o uso do óleo essencial, com composição química diversa, na inibição do desenvolvimento das larvas, impedindo que os helmintos completem seu ciclo de vida, apresentando portanto atividade larvicida frente a estes parasitas do sistema gastrointestinal de ovinos.