O circuito proposto visa aprimorar a qualidade dos sistemas de comunicação sem fio através da melhora da relação sinal-ruído e do sinal-interferência por meio de um circuito de chaveamento eletrônico baseado no emprego de pares de chaves combinadas de radiofrequência. A invenção desenvolvida na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e proposta por Edson Rodrigo Schlosser, Marcos Vinício Thomas Heckler e Leonardo Carpes dos Santos, propõe uma arquitetura de baixo custo que possibilita controlar dinamicamente a direção espacial do campo eletromagnético irradiado através da variação das amplitudes e das fases dos sinais que alimentam redes de antenas.
A técnica empregada possibilita o controle preciso da direção do feixe principal e do nível dos lóbulos secundários, melhorando a interoperabilidade com sistemas de comunicação próximos e minimizando interferências. O controle do sistema é feito por apenas 3 bits, o que reduz significativamente os custos e a complexidade de implementação física em comparação aos sistemas atualmente utilizados. A tecnologia proposta pode ser empregada em sistemas de comunicação via satélite, Internet das Coisas e em Veículos Aéreos Não-Tripulados.
Abaixo você tem acesso ao resumo oficial da invenção:
A presente invenção consiste de um circuito de baixo custo para sistemas de comunicação sem fio que visem a melhorar a qualidade da relação sinal-ruído e a relação sinal-interferência dentro da faixa de operação (do inglês, in-band signal-to-interference ratio). O circuito é aplicado em redes de antenas que buscam a variação da direção do apontamento do diagrama por meio de chaveamento eletrônico. O circuito proposto permite controlar os níveis e as fases dos sinais a serem acoplados a cada uma das antenas que compõem uma rede, para produzir um diagrama com apontamento do feixe principal e controle dos níveis dos lóbulos secundários, permitindo, assim, a interoperabilidade com outros sistemas de comunicação operando na mesma faixa de operação, ou em frequências vizinhas, no entorno. Adicionalmente, tudo isso é possível através de um circuito eletrônico desenvolvido com baixíssimo custo.