Pesquisadores da Universidade Federal do Pampa, conseguiram realizar a descoberta e utilização de extratos de frutos, como o araçá amarelo e vermelho (Psidium Cattleianum Sabine), para prevenção e tratamento de doenças causadas por microrganismos, especialmente do gênero Candida spp (candidíase), representa um avanço significativo na busca por alternativas naturais e eficazes no combate a infecções.
Os frutos do araçá, amplamente encontrados em regiões tropicais e subtropicais, são ricos em compostos bioativos, como flavonóides, taninos e outros polifenóis, que possuem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Os pesquisadores: Cristiane Casagrande Denardin, Liliana Moraes e Feliz Roman Munieweg conseguiram dar um passo importante na direção de um modelo de saúde mais integrado, sustentável e acessível para diversas populações.
Confira o resumo original dessa Patente:
A presente invenção refere-se ao extrato dos frutos de araçá amarelo e vermelho para uso na prevenção e tratamento de doenças promovidas por microrganismos, em especial do gênero Cândida spp, além do uso como antioxidante natural em alimentos. Os compostos bioativos presentes nestes extratos dos frutos de araçá amarelo e vermelho conferem a presente invenção potente efeito antimicrobiano, antifúngico, antioxidante, com grande potencial para aplicação em fármacos fitoterápicos e/ou nutracêuticos.